Conteúdo
Uma das habilidades de aprendizagem mais importantes no mundo de hoje é saber escrever programas de computador. Os computadores entraram em quase todos os setores, seja um piloto automático em um avião ou um velocímetro digital em uma bicicleta. Hoje, quase todos os produtos e serviços usam computadores de alguma forma. Então, quais são as melhores linguagens de programação para aprender?
Bem, a comunidade de programação e desenvolvedores está crescendo mais rápido do que nunca. Várias novas linguagens de programação e frameworks estão surgindo para diferentes classes de desenvolvedores (iniciante, intermediário e especialista) e diferentes casos de uso (aplicativos web, aplicativos móveis, desenvolvimento de jogos, sistemas distribuídos, etc.).
Se você está pensando em melhorar suas habilidades e entrar neste campo tão procurado, você deve entender os diferentes tipos e níveis de programação e, claro, quais linguagens de codificação são melhores para aprender. É isso que estamos tentando resolver aqui.
Níveis de programação
Existem muitas linguagens de programação de propósito específico com conjuntos exclusivos de palavras-chave e sintaxe para criar instruções. As linguagens de programação diferem no nível de abstração e se enquadram em duas categorias:
- linguagem de baixo nível
- linguagem de alto nível
Linguagem de baixo nível
Linguagens de baixo nível fornecem abstração de hardware, representadas em forma binária, ou seja, 0 ou 1 são instruções de máquina. As linguagens de baixo nível são divididas em linguagens de nível de máquina e linguagens de nível assembly.
Parâmetros | Linguagem de nível de máquina | Linguagem em nível de montagem |
Nível hierárquico | No nível mais baixo na hierarquia e tem abstração zero do hardware. | Acima da linguagem de nível de máquina na hierarquia e tem um pouco de abstração do hardware. |
Curva de aprendizagem | Não legível por humanos | Mais fácil de aprender e manter. |
Como é escrito | Escrito em binário – 0s e 1s. | Escrito em inglês simples e de fácil compreensão. |
Geração | Uma linguagem de programação de primeira geração. | Uma linguagem de programação de segunda geração. |
Requisito para Tradutor/Montador | O código de máquina é executado diretamente, portanto, nenhum tradutor é necessário. | Requer um montador para converter a linguagem assembly em código de máquina. |
Linguagem de alto nível
As linguagens de alto nível nos permitem escrever programas independentes do tipo de computador. As linguagens de alto nível são chamadas de linguagens de alto nível porque estão mais próximas das linguagens humanas, fáceis de entender, mas exigem atenção à lógica do problema. A linguagem requer um compilador para traduzir linguagens de alto nível para linguagens de baixo nível. Além disso, as linguagens de alto nível oferecem as seguintes vantagens:
- Fácil de aprender e manter
- Portáteis, ou seja, são independentes da máquina
Parâmetros | Linguagem de baixo nível | Linguagem de alto nível |
Nível de compreensão | Máquina amigável; facilmente compreendido por computadores. | Amigo do usuário; escrito em inglês simples. |
Tempo de execução | Leva tempo para executar. | Executa em um ritmo mais rápido. |
Ferramenta Necessária | Requer que o montador converta o código assembly em código de máquina. | Requer que o compilador converta a linguagem de alto nível em instruções de máquina. |
Portabilidade | NI não é portátil. | Portátil. |
Eficiência da Memória | Memória eficiente. | Não é tão eficiente de memória. |
Depuração e manutenção | Difícil | Mais fácil |
Tipos de linguagens de programação
Antes de nos voltarmos para linguagens de codificação populares, devemos ter uma compreensão geral dos diferentes tipos de linguagens de programação. Isso não é o mesmo que nível de linguagem de programação – o tipo de linguagem de programação refere-se a como o código é usado e projetado, não seu lugar na hierarquia máquina-montagem-humano.
Linguagens de programação procedurais
O paradigma Procedural, derivado da programação estruturada, especifica uma série de procedimentos e passos bem estruturados para compor um programa.
Ele fornece um conjunto de comandos dividindo do programa em variáveis, funções, instruções e operadores condicionais. Alguns exemplos incluem Adobe Dreamweaver, Eclipse ou Microsoft Visual Studio, BASIC, C, Java, PASCAL e FORTRAN.
Linguagem de programação funcional
Uma linguagem de programação funcional é um paradigma de programação declarativa no qual os programas são construídos aplicando e compondo funções. A linguagem enfatiza principalmente a expressão e a afirmação. A base da programação funcional é o cálculo lambda, que usa expressões condicionais e recursividade para realizar cálculos. Ele não suporta iteração como loops e instruções condicionais como if-else. Algumas das linguagens de programação funcional mais conhecidas são Haskell, SML, Scala, F#, ML e Scheme.
Linguagem de programação orientada a objetos
As linguagens de programação orientadas a objetos são baseadas em “objetos”, que são unidades que contêm dados na forma de campos e código na forma de procedimentos. A OOP fornece muitos recursos, como abstração, encapsulamento, polimorfismo, herança e classes.
O encapsulamento é o princípio principal porque garante um código seguro. Ele também enfatiza a reutilização de código através dos conceitos de herança e polimorfismo, permitindo que as implementações atuais sejam aprimoradas sem muitas alterações de código. A maioria das linguagens multiparadigmáticas são linguagens orientadas a objetos, como Java, C++, C#, Python, Javascript, etc.
Linguagem de programação de scripts
Todas as linguagens de script são linguagens de programação que não requerem uma etapa de compilação. Em vez disso, eles são interpretados (não há fase de compilação). As descrições são escritas para o ambiente de tempo de execução. Essas linguagens são usadas principalmente para aplicativos de rede, administração de sistemas, jogos e aplicativos multimídia. Ele é usado para criar plugins e extensões para aplicativos existentes.
Algumas linguagens de script populares são Javascript, PHP e PERL para scripts do lado do servidor; Javascript, AJAX, Jquery; Shell para scripts do lado do cliente, PERL, Python para administração do sistema; e Ruby para desenvolvimento web.
Programação lógica
O paradigma de programação é baseado principalmente na lógica formal. A linguagem não diz a uma máquina como fazer algo, ela impõe restrições sobre o que ela deve considerar fazer. PROLOG, ASAP (Answer Set Programming) e Datalog são linguagens de programação lógica bem conhecidas cujas regras são escritas na forma de classes.
Agora que você sabe disso, podemos finalmente passar para as principais linguagens de programação em 2022. Eles irão atendê-lo bem se você planeja encontrar uma carreira em desenvolvimento de software, pois eles compõem a maioria das oportunidades de emprego.
Leia também: Por que o JavaScript é importante para o desenvolvimento
Melhores linguagens de programação
Python
Python está inquestionavelmente no topo da lista. É frequentemente considerada a melhor linguagem de programação devido à sua facilidade de acesso. É uma linguagem de programação rápida, fácil de usar e fácil de implantar, amplamente usada para desenvolver aplicativos da Web escaláveis. YouTube, Instagram, Pinterest, SurveyMonkey são todos criados usando Python.
As linguagens de programação fornecem um ótimo ponto de partida para iniciantes. Se você está procurando uma das linguagens de programação mais fáceis e populares de aprender, definitivamente deveria experimentar o Python! Muitas startups usam o Python como sua principal pilha de back-end, então isso abre muitas oportunidades para desenvolvedores de pilha completa de Python.
Se você planeja entrar em ciência de dados ou inteligência artificial, quase certamente precisa aprender Python. Também pode ser usado em outras áreas, como desenvolvimento web. Versatilidade e acessibilidade o tornam uma ótima opção para iniciantes.
Nível de dificuldade: fácil de aprender, uma das melhores linguagens de programação para iniciantes.
Perspectiva de carreira: maiores vagas de emprego, salário médio forte.
Vantagens:
- Criar e usar classes e objetos é fácil graças aos recursos OOP
- Amplo suporte de biblioteca
- Foco na legibilidade do código
- Capacidade de dimensionar até os aplicativos mais complexos
- Ótimo para construir protótipos e testar ideias mais rapidamente
- Suporte a código aberto e comunidade crescente
- Fornece suporte para várias plataformas e sistemas
- Muito fácil de aprender e usar
Deficiências:
- Não é adequado para computação móvel
- Mais lento por ser uma linguagem de programação interpretada
- A camada de acesso ao banco de dados é um pouco imatura
- Threads são ruins por causa do GIL (Global Interpreter Lock)
Leia também: PHP vs Python: uma comparação completa
Java
Java é outra escolha popular em grandes organizações e tem sido há décadas. É amplamente usado para criar aplicativos da Web de nível empresarial. Conhecido por ser extremamente estável, muitas grandes empresas o adotaram para isso. Se você está procurando uma função de desenvolvimento de software em uma grande organização, Java é uma das primeiras linguagens que você deve aprender.
Java também é amplamente utilizado para o desenvolvimento de aplicativos Android. Com bilhões de usuários do Android, quase todas as empresas hoje precisam de um aplicativo Android. Isso também representa uma grande oportunidade para desenvolvedores Java, pois o Google criou uma excelente estrutura de desenvolvimento Android baseada em Java – o Android Studio.
Nível de dificuldade: fácil a moderado.
Perspectivas de carreira: muitas grandes empresas usam.
Vantagens:
- Muitas bibliotecas de código aberto
- Alocação automática de memória e coleta de lixo
- Segue o paradigma POO
- Com sistema de alocação de pilha
- Alta independência de plataforma devido aos recursos da JVM
- Altamente seguro devido à exclusão explícita do ponteiro e inclusão do gerenciador de segurança responsável por definir o acesso à classe
- Ideal para computação distribuída
- Fornece um grande número de APIs para executar diferentes tarefas, como conexão de banco de dados, rede, utilitários e análise de XML
- Suporte multi-threading
Deficiências:
- A ausência de modelos limita a criação de estruturas de dados de alta qualidade
- Gerenciamento de memória caro
- Mais lento do que linguagens de programação compiladas nativamente como C e C++
C/C++
C e C++ têm um lugar importante no mundo da programação. Quase todos os sistemas de baixo nível, como sistemas operacionais e sistemas de arquivos, são escritos em C/C++. Estas são as linguagens de programação que você deve aprender se quiser ser um programador de sistemas.
C++ também é amplamente utilizado por programadores competitivos porque é muito rápido e estável. Ele fornece algo chamado STL – Standard Template Library. Este é um conjunto de bibliotecas prontas para uso para várias estruturas de dados, operações aritméticas e algoritmos. O suporte e a velocidade da linguagem da biblioteca também a tornam uma escolha popular para a comunidade de negociação de alta frequência.
Nível de dificuldade: aprendizado fácil a moderado.
Perspectivas de carreira: boas, embora não sejam as vagas mais comuns.
Vantagens:
- Vários compiladores e bibliotecas para trabalhar com [C++]
- Facilite o acesso a objetos bloqueados ou ocultos por outras linguagens de programação [C]
- A velocidade de execução do programa é mais rápida que a maioria das linguagens de programação [C/C++]
- Estabelece as bases para a compreensão de linguagens de programação mais complexas [C/C++]
- Linguagem preferida para desenvolvimento de aplicativos entre dispositivos e plataformas [C++]
- Fornece um alto grau de portabilidade [C]
- Uma linguagem orientada a procedimentos com um conjunto de módulos e blocos funcionais. Isso torna mais fácil depurar, testar e manter programas [C].
- Os programas são mais eficientes e fáceis de entender [C/C++]
- Biblioteca de funções ricas [C++]
- Funciona próximo ao hardware do sistema, fornecendo assim uma abstração de baixo nível [C/C++]
- Suporte para manipulação de exceção e sobrecarga de função [C++]
- Ampla gama de áreas de aplicação, como jogos, aplicativos GUI e simulações matemáticas em tempo real [C++]
Deficiências:
- Sintaxe Complexa [C/C++]
- Espaços de nomes de programas não são suportados [C]
- Incapacidade de resolver desafios de programação modernos e do mundo real [C]
- Sistemas orientados a objetos são menos eficientes em comparação com outras linguagens de programação baseadas em OOP [C++]
- Requer criação manual de edifícios altos [C]
- Sem coleta de lixo ou alocação de memória dinâmica [C/C++]
- Sem verificação de tempo de execução [C/C++]
- Nenhuma verificação de tipo estrita [C]
- Aprender a programar não é uma primeira escolha fácil [C/C++]
- Sofrendo de estouro de buffer e problemas de corrupção de memória [C/C++]
- Biblioteca Padrão Menor [C]
Leia também: O que é Programação de Computadores?
JavaScript
JavaScript é uma linguagem de programação “front-end”. JavaScript é amplamente usado para projetar aplicativos front-end interativos. Por exemplo, use JavaScript ao clicar em um botão que abre um pop-up.
Hoje, muitas organizações, geralmente startups, usam o NodeJS, um ambiente de tempo de execução baseado em JavaScript. O Node.js permite que os desenvolvedores usem JavaScript para escrever scripts do lado do servidor – scripts do lado do servidor para gerar conteúdo dinâmico da página da Web antes que a página seja enviada ao navegador da Web do usuário. É assim que o JS agora pode ser usado para scripts do lado do servidor e do lado do cliente. Se você está procurando um emprego legal de tecnologia em sua startup favorita, considere seriamente aprender JavaScript.
Nível de dificuldade: fácil.
Perspectivas de carreira: várias startups estão usando.
Vantagens:
- O JavaScript do lado do cliente é muito rápido. Como nenhuma compilação é necessária, ele é executado imediatamente em um navegador da web.
- Torne a interface do site mais rica
- Versatilidade
- Atua como uma “linguagem de programação da web”
- Requisitos reduzidos do servidor do site devido ao lado do cliente
- Atualizado regularmente através das especificações ECMA
- Vários complementos, como Greasemonkey, para estender a funcionalidade
- Implementação simples
- Muitos recursos e excelente suporte da comunidade
- Muito usado para a construção de várias aplicações
- Funciona muito bem com outras linguagens de programação
Deficiências:
- Nenhuma cópia ou método equivalente
- Apenas herança simples é permitida
- Como o código é executado na máquina do usuário, muitas pessoas optam por desabilitar o JavaScript por medo de exploração maliciosa.
- Diferentes navegadores podem ter diferentes interpretações
Golang (ou Go)
Go, também conhecido como Golang, é uma linguagem de programação desenvolvida pelo Google. Ele fornece excelente suporte para multithreading e, portanto, é frequentemente usado por empresas que dependem muito de sistemas distribuídos, bem como por startups no Vale do Silício. Aqueles que desejam ingressar em uma startup do Vale do Silício focada em sistemas centrais podem querer aprender Golang.
Nível de dificuldade: fácil a moderado.
Perspectivas de carreira: Muitas oportunidades; melhor para quem sabe o que quer que sua carreira seja.
Vantagens:
- Ser uma linguagem de tipagem estática torna-a mais segura
- Sintaxe mais limpa facilita o aprendizado
- Biblioteca padrão abrangente com várias funções integradas para trabalhar com tipos primitivos
- Ótimo para construir SPAs (aplicativos de página única)
- Documentação inteligente
- Muito rápido porque compila para código de máquina
Deficiências:
- A falta de máquinas virtuais torna os programas complexos menos eficientes
- Interface implícita
- Falta de versatilidade
- Sem biblioteca GUI
- Suporte a bibliotecas desprivilegiadas
Swift
Swift é uma linguagem de programação para desenvolvimento de aplicativos iOS. Dispositivos baseados em iOS estão se tornando cada vez mais populares. Por exemplo, o iPhone da Apple conquistou uma grande fatia do mercado móvel e deu ao Android uma concorrência bastante acirrada. Se o desenvolvimento do iOS parece fácil para você, então você deve aprender Swift.
Nível de dificuldade: fácil a moderado.
Perspectiva de carreira: excelente, especialmente à medida que o cenário de aplicativos iOS cresce.
Vantagens:
- O gerenciamento automático de memória evita vazamentos de memória
- Apoiado pela apple
- Melhor escalabilidade permite adicionar facilmente funcionalidades ao seu produto e/ou trazer mais desenvolvedores
- Fácil de adicionar novos recursos
- Incentive os desenvolvedores a escrever um código limpo e legível
- Sintaxe semelhante ao inglês torna altamente legível
- Interoperabilidade com Objective-C
- O Swift do lado do servidor pode ser integrado a qualquer tecnologia
- Melhor compartilhamento de código e processo de desenvolvimento mais rápido quando usado para desenvolvimento de front-end e back-end
- Muito rápido em comparação com outras linguagens de programação populares como Objective-C e Python
Deficiências:
- Suporte e recursos limitados da comunidade
- Um pouco instável por ser relativamente novo no cenário da programação
- Projetos legados não são suportados; só podem ser usados com aplicativos iOS7 ou posteriores
PHP
PHP é uma das linguagens de programação de back-end mais populares. Embora o PHP enfrente uma forte concorrência de Python e JavaScript, o mercado ainda precisa de um grande número de desenvolvedores PHP. Aqueles que desejam ingressar em uma organização bastante bem estabelecida como desenvolvedor de back-end devem considerar aprender programação PHP.
Nível de dificuldade: fácil.
Perspectivas de carreira: excelente, com muitas oportunidades.
Vantagens:
- Muitos frameworks poderosos
- Comece a criar páginas da web facilmente
- A melhor depuração da categoria com o Xdebug
- Enorme apoio da comunidade e enorme ecossistema
- Muitas ferramentas de automação para testar e implantar aplicativos
- Não faltam boas ferramentas de automação para implantação e teste
- Suporta paradigmas de programação orientada a objetos e funcional
Deficiências:
- Desenvolver um site inteiramente em PHP é mais lento em comparação com outras opções
- Tratamento de erros deficiente
- Necessidade de maior expansão
C#
C# é uma linguagem de programação de uso geral desenvolvida pela Microsoft. C# é amplamente usado para programação de back-end, criação de jogos (com Unity), criação de aplicativos móveis do Windows e muitos outros casos de uso. Se você deseja criar aplicativos de desktop, C# é o que você precisa aprender.
Nível de dificuldade: fácil a moderado.
Perspectivas de carreira: não tão popular quanto os outros.
Vantagens:
- Muito mais seguro que C e C++, pois tipos de ponteiro não são permitidos
- Capacidade de usar bases de código compartilhadas
- Atualizações escaláveis e automáticas
- Linguagens de programação orientadas a componentes e orientadas a objetos
- Segue uma sintaxe semelhante à linguagem de programação C
- Totalmente integrado com bibliotecas .NET
- Adequado para todos os tipos de desenvolvimento Windows
- Rico conjunto de funções de biblioteca e tipos de dados
- Segurança do tipo de suporte
- Compilação e tempo de execução rápidos
Deficiêncis:
- Permitir ponteiros em blocos “unsafe”
- Quase todas as variáveis são referências e a desalocação de memória é implícita usando o coletor de lixo
- Oferece menos flexibilidade do que C++
- Requer esforço decente e tempo para aprender
- A solução de problemas requer experiência e conhecimento sérios
Então, qual é a melhor linguagem de programação?
Qual linguagem de programação você escolhe aprender dependerá de seus objetivos de carreira. Por exemplo, se você deseja mergulhar no aprendizado de máquina, não deve perder tempo aprendendo Java ou C#. Para ajudá-lo a decidir, apresentaremos brevemente algumas linguagens e para que eles são usadas.
Duas das linguagens mais populares, Python e JavaScript, estão em ascensão no mundo das startups. Muitas startups usam Django (Python), Flask (Python) e NodeJS (JavaScript) como seus frameworks de back-end. Ambas são fáceis de aprender e, portanto, consideradas as melhores linguagens de programação para iniciantes. Além disso, esses recursos têm várias oportunidades no mercado.
Java e PHP são comumente usados no mundo corporativo. Muitas organizações usam Spring (Java) e Codeigniter (PHP) como suas estruturas de back-end da web.
Ao construir sistemas escaláveis de baixa latência, C/C++ e Golang são os preferidos.
Com isso, esperamos que você possa responder à pergunta de qual linguagem de programação aprender. Seu objetivo deve ser aprender uma linguagem e trabalhar em projetos relacionados aos seus objetivos de carreira. Vai exigir esforço, mas também é muito gratificante.
Leia também: Acessibilidade digital: o que todo programador deve saber sobre