Quais sistemas operacionais foram escritos em C ou C++?

COMPARTILHAR:

Neste artigo vamos falar de duas linguagem monstruosas e poderosas, C e C++. Iremos responder perguntas como: Quais sistemas operacionais foram escritos em C ou C++? Por que aprender C++? Por que aprender C?.

Vem comigo nessa leitura, se você é tem interesse nesta duas linguagens, este artigo é para você.

Quais sistemas operacionais foram escritos em C ou C++?

A maioria dos sistemas operacionais são escritos em linguagem C/C++. Estes incluem não apenas Windows ou Linux (o kernel do Linux é escrito quase inteiramente em C), mas também Google Chrome OS, RIM Blackberry OS 4.x, Symbian OS, Apple Mac OS X, iPAD OS, Apple iPhone iPod Touch e Cisco IOS (feito principalmente por código compilado C e C++).

Pense em um navegador de Internet como o Microsoft Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Netscape ou Opera. Todos eles são desenvolvidos em C/C++.

E o site? Google? Facebook? Twitter? Youtube? Amazon? Paypal? Sim. Tudo isso é mais ou menos escrito em C/C++.

Pense em produtos do Microsoft Office (Word, Excel, Access, PowerPoint, etc.) ou clientes de e-mail (Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, IBM Lotus).

Players multimídia como Winamp, Windows Media Player, VLC media player ou software Apple iPod.

Sistemas de banco de dados como Oracle Database, MySQL, IBM DB2, Microsoft SQL Server, IBM Informix, SAP DB/MaxDB ou MongoDB.

Pense em um exemplo de interface gráfica do usuário, como a interface do usuário do Microsoft Windows, a interface do usuário do Apple MacOS (Aqua) ou o KDE.

Finalmente, considere compiladores e máquinas virtuais para linguagens de programação, como Microsoft Visual C++ Compiler, Microsoft Visual Basic Compiler, Microsoft Visual C# Compiler, Microsoft .NET CLR ou Java Virtual Machine (JVM). E Sim, todos eles são desenvolvidos em C/C++.

Você se lembra de Doom III, StarCraft, Orion Masters III ou Warcraft III? Você pode ter jogado (ou pelo menos ouvido falar) Diablo I ou Diablo II? Se você gosta de jogos de computador, já deve ter ouvido falar da Electronic Arts. Todos esses jogos estão relacionados à programação C/C++. Na verdade, a grande maioria dos jogos de computador e mecanismos de jogos são desenvolvidos em C/C++. O mecanismo de videogame da Electronic Arts e (provavelmente) todos os jogos da Microsoft não são exceção.

Procurando mais? Aqui estão alguns outros aplicativos escritos principalmente em C/C++: Sun Microsystem Compiler, Solaris OS, Google File System, Google Earth e Picasa, Adobe’s Photoshop, Illustrator, Acrobat Reader, InDesign, Intel Chip Design and Manufacturing Software, IBM OS/400 e K42, DirectX da Microsoft, Exchange Server e Visual Studio, aplicativos de análise de dados CERN, Bloomberg, aplicativos Autodesk como Autodesk Maya, 12D, Vodaphone Infrastructure e FlightGea. OK, você está pronto para aprender programação agora?

Leia também: 12 linguagens de programação para aprender em 2022

Por que estudar C?

A linguagem C é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo. Ele foi projetado como uma ferramenta para construir sistemas operacionais (os primeiros sistemas Unix foram construídos com sua ajuda) e rapidamente se mostrou adequado onde era necessário alto desempenho, velocidade, compacidade e portabilidade. Embora seja uma valiosa descendente, a linguagem C++ surgiu logo após seu lançamento, ela não perdeu sua importância e continua sendo uma ferramenta importante para desenvolvedores e designers em muitas aplicações.

C provou sua flexibilidade e adaptabilidade ao criar código intimamente relacionado à operação do dispositivo. Drivers de placa de rede, software de placa gráfica, sistemas operacionais e microcontroladores – essas coisas estão em toda parte, em sua mesa e em seu carro, em sua cozinha e garagem, funções eletrônicas inteligentes em todos os lugares – você certamente encontrará um programador que escreve “C “. O núcleo do Linux é quase 15 milhões de linhas de código “C”. Não há melhor evidência para a longevidade da linguagem.

Mesmo onde o software moderno mais poderoso funciona, C é, é e será, porque é a linguagem na qual o runtime (ambiente de execução) é escrito, responsável pelo desempenho, economia de memória e confiabilidade. O campo de linguagem “C” varia do microcomputador de chip único que controla sua cafeteira, ao laptop que você acabou de instalar os drivers gráficos mais recentes, ao supercomputador que prevê o clima que você deseja nas férias.

Por que aprender C++?

C++ é uma linguagem de programação de uso geral projetada por Bjarne Stroustrup. Como uma extensão da linguagem C, ela possui um mecanismo de abstração de dados orientado a objetos e forte segurança de tipo estático. A conformidade com a linguagem C no nível do código-fonte continua sendo um dos principais objetivos de design dos padrões de linguagem subsequentes.

Desde 1998, o padrão ISO/IEC 14882:1998 (o padrão de linguagem de programação C++) com pequenas alterações aprovadas em 2003 (ISO/IEC 14882:2003) ainda se aplica. Em 2009, um novo padrão (chamado C++0x) foi anunciado e entrou em vigor em 12 de agosto de 2011.

É uma linguagem de programação altamente desenvolvida em termos de operadores, simplicidade e facilidade de notação. Isso permite a abstração de dados e o uso de vários paradigmas de programação: procedural, orientado a objetos e genérico.

Caracteriza-se por alto desempenho de código objeto, acesso direto a recursos de hardware e funções do sistema, fácil criação e uso de bibliotecas (escritas em C++, C ou outras linguagens), independência de qualquer hardware específico ou plataforma de sistema (garante alta portabilidade do código-fonte) e pequenos ambientes de execução. É usado principalmente em aplicativos e sistemas operacionais.

A linguagem C++ pode ser usada para construir aplicativos de alto nível com bibliotecas gráficas, aplicativos que se comunicam com dispositivos de rede e simuladores de rede de computadores e sistemas de dispositivos remotos e gerenciamento de rede.

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.