A Microsoft está investigando relatos de usuários de que os aplicativos de tempo de execução do MS Access pararam de abrir após a instalação da atualização de segurança Patch Tuesday Office/Access deste mês.
🚨DICA: Crie um projeto de programação web com HTML5, CSS3 e JavaScript do zero em 3 aulas: MiniCurso Gratuito! 🚀
De acordo com reclamações de clientes no site oficial da comunidade da Microsoft e no Reddit, as atualizações cumulativas de julho para o MS Access 2016 e MS Access 2013 são KB5002112 e KB5002121, respectivamente.
“A equipe de produto do Access está investigando esse problema. Obrigado pelo relatório, vamos atualizá-lo em breve”, disse Shane Groff, engenheiro de design de software da Microsoft, no tópico Microsoft Answers.
A empresa também reconheceu isso como um problema conhecido em um documento de suporte detalhando duas atualizações de segurança falhas para o Microsoft Office.
“Depois de instalar esta atualização, você pode receber uma mensagem de erro informando ‘A biblioteca ou assistente de tipos solicitados não é um projeto VBA’ ao abrir um arquivo ACCDE ou MDE no Microsoft Access”, diz o comunicado.
“Além disso, o arquivo não será aberto. A Microsoft está pesquisando esse problema e atualizará este artigo quando uma correção estiver disponível.”
Os usuários afetados relataram que a vulnerabilidade afeta os bancos de dados compilados do MS Access (por exemplo, MDE, ACCDE), incluindo o MS Access no Office365.
Remova a atualização do bug para corrigir este problema conhecido
Embora a Microsoft não tenha fornecido uma solução alternativa ou uma correção temporária até que uma atualização fosse lançada para resolver esse problema conhecido, os clientes que relataram o problema disseram que a remoção da atualização problemática resolveria o problema.
No entanto, lembre-se de que a desinstalação dessas atualizações de segurança também removerá a atualização de segurança que aborda a Vulnerabilidade de desvio de recurso de segurança do Microsoft Office de gravidade moderada (CVE-2022-33632).
Isso ocorre porque a Microsoft agrupa todas as correções de segurança em uma atualização. A remoção de atualizações cumulativas pode corrigir bugs, mas também remove correções para falhas de segurança que foram corrigidas durante o Patch Tuesday de junho.
Portanto, desinstalar essas atualizações problemáticas deve ser o último recurso e somente se for absolutamente necessário.
Leia também: 20 funções Python que você precisa conhecer