Conteúdo
O que é Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)?
O planejamento de recursos empresariais (ERP) é uma plataforma que as empresas usam para gerenciar e integrar partes importantes de seus negócios. Muitos aplicativos de software ERP são essenciais para as empresas, pois as ajudam a implementar o planejamento de recursos integrando todos os processos necessários para as operações de uma empresa em um único sistema.
Os sistemas de software ERP também podem integrar planejamento, compra de estoque, vendas, marketing, finanças, recursos humanos e muito mais.
ERP:
- O software ERP pode integrar todos os processos necessários para administrar um negócio.
- As soluções de ERP evoluíram ao longo dos anos e muitas agora são aplicativos baseados na Web que os usuários podem acessar remotamente.
- Alguns dos benefícios do ERP incluem comunicação gratuita entre as áreas de negócios, uma única fonte de informações e relatórios de dados precisos e em tempo real.
- As empresas podem escolher entre centenas de aplicativos de ERP, e a maioria pode ser personalizada.
- Um sistema ERP pode ser ineficaz se uma empresa não o implementar com cuidado.
Conheça o Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning) (ERP)
Você pode pensar em um sistema de planejamento de recursos empresariais como a cola que une sistemas de computadores diferentes em uma grande organização. Sem um aplicativo ERP, cada departamento otimizaria seu sistema para suas tarefas específicas. Com o software ERP, cada departamento ainda possui seu próprio sistema, mas todos os sistemas são acessados por meio de um aplicativo com interface.
O que o ERP faz?
Os aplicativos de ERP também permitem que diferentes departamentos se comuniquem e compartilhem informações com mais facilidade com o resto da empresa. Ele coleta informações sobre as atividades e o status de diferentes setores, disponibiliza essas informações para outras partes para que possam ser usadas de maneira eficaz.
Os aplicativos de ERP podem ajudar as empresas a se tornarem mais autoconscientes, vinculando informações sobre produção, finanças, distribuição e recursos humanos. Ao conectar tecnologias díspares usadas por várias partes da empresa, os aplicativos ERP podem eliminar duplicações dispendiosas e tecnologias incompatíveis. O processo normalmente integra contas a pagar, sistemas de controle de estoque, sistemas de rastreamento de pedidos e bancos de dados de clientes em um único sistema.
Como funciona o ERP?
Ao longo dos anos, o ERP evoluiu de um modelo de software tradicional usando servidores de clientes físicos e sistemas de entrada manual para software baseado em nuvem com acesso remoto baseado na web. A plataforma geralmente é mantida pela empresa que a criou, e as empresas clientes alugam os serviços prestados pela plataforma.
As empresas escolhem quais aplicativos desejam usar. A empresa de hospedagem então carrega o aplicativo em um servidor alugado pelo cliente e as duas partes começam a integrar os processos e dados do cliente na plataforma.
Assim que todos os departamentos estiverem vinculados ao sistema, todos os dados serão coletados no servidor e disponibilizados imediatamente para quem tiver acesso. Os relatórios podem ser gerados usando métricas, gráficos ou outros recursos visuais e recursos disponíveis para os clientes.
Benefícios do planejamento de recursos empresariais
As empresas empregam planejamento de recursos empresariais (ERP) por vários motivos, como dimensionamento, redução de custos e melhoria das operações. Os benefícios buscados e percebidos podem variar entre as empresas, porém alguns merecem destaque.
Melhore a precisão e a produtividade
Integrar e automatizar processos de negócios pode eliminar a redundância e aumentar a precisão e a produtividade. Além disso, departamentos com processos interconectados podem trabalhar em sincronia para resultados mais rápidos e melhores.
Relatório de melhoria
Algumas empresas se beneficiam de relatórios de dados em tempo real aprimorados de sistemas de fonte única. Relatórios precisos e completos ajudam as empresas a planejar, orçar, prever e comunicar adequadamente o status das operações às partes interessadas, como a organização e os acionistas.
Melhorar a eficiência
O ERP permite que as empresas acessem rapidamente as informações de que clientes, fornecedores e parceiros de negócios precisam. Isso contribui para melhorar a satisfação do cliente e do funcionário, tempos de resposta mais rápidos e taxas de precisão mais altas. Além disso, à medida que as empresas operam com mais eficiência, os custos associados geralmente diminuem.
Aumentar a colaboração
Os departamentos são mais capazes de colaborar e compartilhar conhecimento; uma nova força de trabalho colaborativa melhora a produtividade e a satisfação dos funcionários, pois eles entendem melhor como cada função contribui para a missão e a visão da empresa. Além disso, o trabalho braçal é eliminado, permitindo que os funcionários aloquem tempo para um trabalho mais significativo.
Pontos fracos do ERP
Os sistemas ERP nem sempre eliminam as ineficiências da empresa ou melhoram tudo. As empresas podem precisar repensar a forma como estão organizadas ou correm o risco de adotar tecnologias incompatíveis.
Os sistemas ERP muitas vezes falham em cumprir as metas que afetam sua instalação devido à relutância das empresas em abandonar os fluxos de trabalho legados. Algumas empresas também podem relutar em abrir mão de software legado que funcionou bem no passado. Portanto, a chave é evitar dividir o projeto de ERP em projetos menores, o que pode levar a custos excessivos.
Provedor de soluções ERP
Alguns grandes nomes são líderes no espaço de software ERP. A Oracle Corporation (ORCL) inicialmente oferecia bancos de dados relacionais integrados ao software ERP desenvolvido pela SAP (SAP), antes de entrar agressivamente no mercado corporativo mais amplo no início dos anos 2000.
Então, a Microsoft (MSFT) é líder do setor há muito tempo, com muitos clientes usando os vários aplicativos de software da empresa.
Nos últimos anos, os líderes tradicionais do setor de ERP enfrentaram desafios de iniciantes como Bizowie e Workwise, à medida que as soluções baseadas em nuvem cresciam em popularidade.
Qual a importância do planejamento de recursos empresariais?
O software de planejamento de recursos empresariais fornece uma solução de sistema único que integra todo o processo de negócios. Esses aplicativos permitem que os usuários interajam, compartilhem informações e colaborem entre funções em uma única interface. Eles aumentam a produtividade, a colaboração e a eficiência.
Quais são os 5 componentes do ERP?
Os componentes de um sistema ERP dependem das necessidades da organização. No entanto, todo ERP deve incluir algumas funções-chave. Portanto, os pacotes de serviços normalmente incluem finanças, recursos humanos, logística e manufatura, gerenciamento da cadeia de suprimentos e gerenciamento de relacionamento com o cliente.
Quais são os tipos de ERP?
Geralmente, existem três opções para implantar um sistema ERP; baseado em nuvem, no local e um híbrido dos dois. Entre essas opções, as empresas podem escolher entre centenas de tipos, como financeiro, gerenciamento da cadeia de suprimentos e gerenciamento de recursos humanos.
Quais são os 2 principais aplicativos de ERP?
Quais são as principais aplicações depende do negócio e do setor em que atua. Então, a maioria das empresas pode se beneficiar do gerenciamento da cadeia de suprimentos, logística e aplicações financeiras para ajudá-las a otimizar operações e despesas.
Conclusão
Portanto, o Enterprise Resource Planning (ERP) gerencia e integra os processos de negócios por meio de um único sistema. Com melhor linha de visão, as empresas podem planejar e alocar melhor os recursos. Sem ERP, as empresas tendem a operar em silos, com cada departamento usando seu próprio sistema desconectado.
Dessa forma, os sistemas ERP facilitam o livre fluxo de comunicação e compartilhamento de conhecimento dentro de uma organização, integração de sistemas para aumento de produtividade e eficiência e maior sinergia entre equipes e departamentos. No entanto, mudar para um sistema ERP será um tiro pela culatra se a cultura da empresa não for adaptável à mudança e a empresa não revisar como sua estrutura organizacional a suporta.
Então, um dos melhores sistemas ERP que existe no mercado é o produto brasileiro da Adianti, recomendo para você que pretende implatar esse sistema na sua empresa, conhecer o produto deles.
Leia também: As 10 melhores opções de curso de PHP em 2023