O que é Python? Um guia para iniciantes

COMPARTILHAR:

Python se tornou uma das linguagens de programação mais populares do mundo nos últimos anos. Ele é usado para tudo, desde aprendizado de máquina até construção de sites e teste de software. Está disponível para desenvolvedores e não desenvolvedores.

Python é uma das linguagens de programação mais populares do mundo, criando desde os algoritmos de recomendação da Netflix até o software que controla carros autônomos. Python é uma linguagem de uso geral, o que significa que foi projetada para ser usada em uma variedade de aplicativos, incluindo ciência de dados, desenvolvimento de software e web, automação e tarefas gerais de execução.

Vamos dar uma olhada mais de perto no que é o Python, o que ele pode fazer e como começar a aprendê-lo.

O que é Python?

Python é uma linguagem de programação de computador comumente usada para criar sites e softwares, automatizar tarefas e realizar análises de dados. Python é uma linguagem de uso geral, o que significa que pode ser usada para criar uma variedade de programas diferentes, em vez de ser específica para um problema específico. Essa versatilidade e facilidade de uso para iniciantes fazem dela uma das linguagens de programação mais utilizadas atualmente. Uma pesquisa da empresa de analistas do setor RedMonk descobriu que é a segunda linguagem de programação mais popular entre os desenvolvedores em 2022.

Você sabe? O nome Python vem de Monty Python. Quando Guido van Rossum criou o Python, ele também estava lendo o roteiro do Monty Python’s Flying Circus da BBC. Ele achava que o nome Python era curto e um tanto misterioso.

Para que serve o Python?

Python é comumente usado para desenvolvimento de sites e software, automação de tarefas, análise de dados e visualização de dados. Devido à sua relativa facilidade de aprendizado, o Python tem sido usado por muitos não programadores, como contadores e cientistas, para uma variedade de tarefas cotidianas, como organizar finanças.

“A programação é uma atividade muito criativa e gratificante”, diz Charles R Severance, professor da Universidade de Michigan e Coursera em seu livro “Python for Everyone”. “Você pode programar por vários motivos, desde ganhar a vida até resolver problemas difíceis de análise de dados, se divertir e ajudar outras pessoas a resolver problemas.”

O que você pode fazer com python? Algumas coisas incluem:

  • Análise de dados e aprendizado de máquina
  • desenvolvimento web
  • Automação ou script
  • Teste e prototipagem de software
  • Tarefas diárias

Aqui está uma análise mais detalhada de algumas dessas maneiras comuns de usar o Python.

Análise de dados e aprendizado de máquina

O Python se tornou um elemento básico da ciência de dados, permitindo que analistas de dados e outros profissionais usem a linguagem para realizar cálculos estatísticos complexos, criar visualizações de dados, construir algoritmos de aprendizado de máquina, manipular e analisar dados e realizar outras tarefas relacionadas à ciência de dados.

O Python pode criar uma variedade de visualizações de dados diferentes, como gráficos de linhas e barras, gráficos de pizza, histogramas e gráficos 3D. O Python também possui várias bibliotecas que permitem que os programadores escrevam programas de análise de dados e aprendizado de máquina com mais rapidez e eficiência, como TensorFlow e Keras.

Desenvolvimento web com Python

O Python é frequentemente usado para desenvolver o backend de um site ou aplicativo – a parte que o usuário não pode ver. O papel do Python no desenvolvimento da Web pode incluir o envio de dados de e para servidores, processamento de dados e comunicação com bancos de dados, roteamento de URLs e garantia de segurança. Python fornece vários frameworks para desenvolvimento web. Os mais comuns incluem Django e Flask.

Alguns trabalhos de desenvolvimento web que usam Python incluem engenheiros de back-end, engenheiros de pilha completa, desenvolvedores de Python, engenheiros de software e engenheiros de DevOps.

Automação ou script em Python

Se você estiver executando uma tarefa repetidamente, poderá aumentar sua produtividade automatizando-a com o Python. Escrever código para construir esses processos automatizados é chamado de script. No mundo da programação, a automação pode ser usada para verificar erros em vários arquivos, converter arquivos, realizar operações matemáticas simples e remover duplicatas nos dados.

Os iniciantes podem até usar o Python para automatizar tarefas simples do computador, como renomear arquivos, encontrar e baixar conteúdo online ou enviar e-mails ou textos nos intervalos desejados.

Teste de software e prototipagem

No desenvolvimento de software, o Python pode ajudar em tarefas como controle de compilação, rastreamento de bugs e testes. Usando Python, os desenvolvedores de software podem testar automaticamente novos produtos ou novos recursos. Algumas ferramentas Python para teste de software incluem Green e Requestium.

Tarefas diárias Python

Python não é apenas para programadores e cientistas de dados. Aprender Python pode abrir novas possibilidades para aqueles em carreiras livres de dados, como jornalistas, proprietários de pequenas empresas ou profissionais de marketing de mídia social. Python também permite que não programadores simplifiquem certas tarefas em suas vidas. Aqui estão algumas tarefas que você pode automatizar com o Python:

  • Acompanhe os preços do mercado de ações ou de criptomoedas
  • Envie a si mesmo um lembrete de texto para carregar um guarda-chuva sempre que estiver chovendo
  • Atualize sua lista de compras de supermercado
  • Renomeando grandes lotes de arquivos
  • Convertendo arquivos de texto em planilhas
  • Atribuir tarefas aleatoriamente aos membros da família
  • Preencher formulários online automaticamente

Por que o Python é tão popular?

Python é popular por vários motivos. Abaixo está uma visão mais aprofundada do que o torna tão versátil e fácil para os programadores usarem.

  • Possui uma sintaxe simples que imita a linguagem natural, facilitando a leitura e a compreensão. Isso torna os projetos de construção mais rápidos e melhorá-los mais rapidamente.
  • É muito versátil. Python pode ser usado para muitas tarefas diferentes, desde desenvolvimento web até aprendizado de máquina.
  • É amigável para iniciantes, tornando-o popular entre os programadores de nível básico.
  • É de código aberto, o que significa que é gratuito para uso e distribuição, mesmo para fins comerciais.
  • A biblioteca de módulos e bibliotecas do Python (pacotes de código criados por usuários de terceiros para estender a funcionalidade do Python) é grande e crescente.
  • O Python tem uma comunidade grande e ativa que contribui para o conjunto de módulos e bibliotecas do Python e fornece recursos úteis para outros programadores. A grande comunidade de suporte significa que, se os programadores encontrarem um obstáculo, é relativamente fácil encontrar uma solução; alguém deve ter se deparado com o mesmo problema antes.

Pronto para começar? Aprenda tudo sobre Python com este curso indicado na imagem abaixo:

Leia também: O que é linguagem de programação?

COMPARTILHAR:
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.