Neste artigo, você aprenderá como criar suas próprias funções personalizadas em PHP.
🚨DICA: Crie um projeto de programação web com HTML5, CSS3 e JavaScript do zero em 3 aulas: MiniCurso Gratuito! 🚀
Funções internas do PHP
As funções são blocos independentes de código que executam tarefas específicas.
O PHP possui um grande número de funções internas ou internas que você pode chamar diretamente em seu script PHP para executar tarefas específicas, como gettype()
, print_r()
, var_dump
, etc.
Confira a seção de referência do PHP para obter uma lista completa de funções PHP integradas úteis.
PHP funções definidas pelo usuário
Além das funções internas, o PHP também permite que você defina suas próprias funções. É uma forma de criar pacotes de código reutilizáveis que executam tarefas específicas e que podem ser mantidos separadamente do programa principal. Aqui estão algumas vantagens de usar funções:
- As funções reduzem a duplicação de código em seus programas – As funções permitem que você extraia blocos de código usados com frequência em um único componente. Agora, você pode realizar a mesma tarefa chamando essa função em qualquer lugar do seu script sem ter que copiar e colar o mesmo bloco de código várias vezes.
- As funções tornam o código mais fácil de manter – uma vez que uma função criada uma vez pode ser usada várias vezes, quaisquer alterações feitas em uma função são implementadas automaticamente em todos os lugares sem afetar vários arquivos.
- As funções facilitam a eliminação de bugs – quando um programa é subdividido em funções, se ocorrer um bug, você sabe exatamente qual função o causou e onde encontrá-lo. Portanto, corrigir bugs se torna mais fácil.
- As funções podem ser reutilizadas em outro aplicativo – Como as funções são separadas do resto do script, é fácil reutilizar as mesmas funções em outros aplicativos simplesmente incluindo o arquivo php que as contém.
A próxima seção mostrará como é fácil definir suas próprias funções em PHP.
Como criar uma e usar uma função
Em PHP, uma função é um conjunto de instruções que podem ser executadas repetidamente em um script. As funções são úteis porque permitem dividir um código em pedaços mais gerenciáveis e reutilizáveis. Isso pode ajudar a tornar o código mais legível e fácil de manter.
Para criar uma função em PHP, você usa a palavra-chave “function” seguida pelo nome da função e uma lista de parâmetros entre parênteses. Em seguida, coloque as instruções da função entre chaves. Aqui está um exemplo de uma função simples em PHP que calcula o fatorial de um número:
function factorial($n) { if ($n == 0) { return 1; } else { return $n * factorial($n-1); } }
Para chamar a função, basta usar o nome da função seguido de parênteses e, se necessário, passar os argumentos entre os parênteses. Por exemplo:
$result = factorial(5);
Isso atribuirá o valor 120 à variável $result, que é o fatorial de 5.
Além disso, as funções em PHP podem retornar valores usando a palavra-chave “return”. No exemplo acima, a função retorna o fatorial do número passado como argumento. As funções também podem ter um conjunto padrão de valores para os parâmetros, que são usados se o argumento não for fornecido quando a função é chamada. Por exemplo:
function greet($name = "World") { echo "Hello, $name!"; }
Neste exemplo, a função “greet” exibe uma saudação com o nome fornecido como argumento. Se nenhum argumento for passado, ela usará o valor padrão “World”.
Leia também: PHP: guia sobre estrutura de repetição (loop) | 6 habilidades que os desenvolvedores devem aprender para ficar à frente da IA