Programador Web Profissional – Guia Para Iniciantes

Início » Programador Web Profissional – Guia Para Iniciantes

Este artigo pretende servir como um guia prático para se tornar um programador web profissional.
Darei conselhos sobre como obter experiência no mundo real e, o mais importante, como ser pago pela escrita de código.

Não há problema em avançar

Este guia o ajudará, não importa onde você esteja em sua jornada para se tornar um programador web profissional. Depois de ler esta introdução, vá até o cabeçalho que melhor descreve sua situação e comece a ler a partir daí. Se você está apenas começando, ou apenas pensando em começar, siga os conselhos do rei de Alice no País das Maravilhas…

“Comece do começo e continue até chegar ao fim; Então pare.”

Rei de Copas

Experimente rapidamente tudo primeiro e depois se especialize

Dinheiro não é a coisa mais importante. Você precisa ❤ AMAR ❤ o que faz! Mas você não saberá o que ama até tentar.

programador web
Encontre sua paixão primeiro e depois monetize-a.

Este guia tem como objetivo ajudar você a se familiarizar com o maior número possível de áreas de desenvolvimento da Web, o mais rápido possível e, em seguida, a se especializar na área que você ama. No começo, você não domina nada, apenas aprende o básico e passa para a próxima. Depois de encontrar sua paixão, mostrarei como aprofundar.

“Eu decidi aprender a programar. Eu gosto da web Não sei por onde começar.”

programador web
Você consegue!!!

Parabéns! Este é um grande primeiro passo e o início de algo muito emocionante. Também pode ser totalmente avassalador. Não se preocupe, estou aqui para ajudar.

Seu primeiro objetivo deve ser o de acelerar muito rapidamente com o básico de todas as áreas do desenvolvimento da Web (geralmente chamado de “pilha completa”). Você será muito amplo em seu aprendizado, mas não muito profundo. Isso é apenas para ajudá-lo a encontrar a área que você mais gosta e desenvolver algumas habilidades gerais em geral, para que você possa apreciar e lidar com uma ampla gama de desafios, independentemente de onde você se especialize.

Aprenda HTML básico

Linguagem de Marcação de HiperTexto (HTML) é o que controla o conteúdo e o layout do que você vê no seu navegador. Ao começar por lá, você terá uma interface do usuário que poderá usar para interagir e ver os resultados do seu código. À medida que você lida com linguagens mais avançados, isso se tornará cada vez mais importante. Você não quer codificar no escuro.

Eu sei algum HTML básico

Impressionante! Esse é um primeiro passo importante. Agora você precisa de um JavaScript básico.

Aprenda JavaScript básico

JavaScript é o idioma da web, todos os principais navegadores da web (Chrome, Firefox, Safari, IE e muitos mais) têm suporte a JavaScript integrado. Todo site ou aplicativo que você já usou provavelmente possui muito e muito código JavaScript por trás disso. Sem mencionar, o JavaScript agora está se tornando popular em outras plataformas também, incluindo servidores , desktops e dispositivos.

Conheço alguns JavaScript e HTML básicos

Fantástico! Vamos colocar um pouco de CSS em seu currículo.

Aprenda CSS

O CSS significa Folhas de Estilo em Cascata. É usado para personalizar a aparência dos elementos HTML da sua página. O código CSS pode ser aplicado diretamente nas tags ou ficar contido dentro das tags ou ficar contido dentro das tags <style>. Também é possível, em vez de colocar a formatação dentro do documento, criar um link para um arquivo CSS que contém os estilos. Assim, quando se quiser alterar a aparência dos documentos vinculados a este arquivo CSS, basta modifica-lo.

CSS tem uma sintaxe simples, e utiliza uma série de palavras em inglês para especificar os nomes de diferentes propriedade de estilo de uma página.

Mover para o “Back-End”

Neste ponto, você foi exposto ao que é chamado de “desenvolvimento web front-end”. Ou seja, você conhece os principais idiomas que são executados em um navegador da web. É hora de passar para o “back-end”. Qual é o código que é executado em um servidor. Não se preocupe, você não precisa de um servidor para aprender isso; seu próprio computador funcionará perfeitamente.

Existem muitas linguagens de back-end, mas como você já conhece o JavaScript, vou recomendar que você aprenda a usar o Node JS. O Node JS permite executar o código JavaScript em um servidor (em vez de em um navegador).

Além do Node JS, você deve aprender sobre o Express e o Mongo DB.

Express

Express é uma biblioteca que facilita para o Node JS atuar como um servidor da Web (ou seja, ouve “solicitações” de suas páginas da Web e envia “respostas” de volta para suas páginas da Web).

Mongo DB

Mongo DB é um banco de dados. Permite armazenar e recuperar informações.

Preciso escolher entre ser um programador web “Front-End”, “Back-End” ou “Full Stack”.

Se você foi exposto aos dois lados, é hora de fazer uma escolha. Caso contrário, siga as orientações da seção anterior para preencher as lacunas de seu conhecimento.

Até agora, você escreveu dois tipos de código. Um tipo tem a ver com a interação do usuário. O outro tipo tem a ver com interação de dados. Que tipo você prefere?

Interação com o usuário? Parabéns, você é um programador web front-end!

Interação de dados? Parabéns, você é um programador web de back-end!

Ambos? Parabéns, você é um programador web fullstack! (Meu conselho, todo programador tem que ser fullstack e especialista em alguma stack a gosto, no meu caso sou melhor no front-end mas não significa que não sei o back-end).

Odiava tudo? Parabéns, tornar-se um programador web não é para você. Fique feliz por ter descoberto isso agora, em vez de perder mais tempo e dinheiro.

Leia também: Os principais frameworks JavaScript para desenvolvimento front-end em 2020

Quero ser programador web front-end e conheço JavaScript básico, HTML e CSS.

Para ser eficaz como programador web front-end, você precisa dominar HTML, CSS e JavaScript do cliente. Você também precisará se tornar proficiente em algumas estruturas importantes. Isso fornecerá as habilidades que os empregadores e clientes esperam dos programadores front-end.

Até agora, você deve conhecer algum HTML básico.

Conhecer o “front-end” HTML, CSS e JavaScript é ótimo. Mas, para começar a ganhar dinheiro, você precisará se familiarizar com algumas estruturas.

jQuery

O jQuery é a biblioteca JavaScript mais popular de todos os tempos. Embora algumas estruturas mais recentes tornem o jQuery menos relevante, se você estiver procurando emprego, é provável que o jQuery faça parte da descrição do trabalho (e da entrevista) nos próximos anos.

As estruturas facilitam o trabalho com uma linguagem ou tecnologia específica, abordando e resolvendo alguns dos maiores problemas dessa tecnologia. O JavaScript teve um enorme benefício no desenvolvimento e na popularização de frameworks.

Parece que toda semana há uma nova estrutura JavaScript que é apontada como o próximo padrão padrão. Você terá que verificar os quadros de empregos ou pesquisar no Google para descobrir qual é o mais popular para o seu mercado. (Minha dica? React e Angular, vai pra cima!).

React JS

O React foi criado pelo Facebook para trabalhar com sua arquitetura Flux. É uma biblioteca JavaScript para criar interfaces. Ele subiu para o primeiro lugar recentemente, ultrapassando o Angular. Então comece com React .

Angular 1 e 2

O JS angular foi criado pelo Google e realmente decolou assim que foi introduzido. Muitas empresas investiram pesadamente na estrutura, o Google sentiu a necessidade de reescrever completamente o Angular ao criar a versão 2. Portanto, o Angular 1 e o Angular 2 são quase como duas estruturas completamente diferentes. Se você quiser se chamar um especialista em Angular, a partir de agora, precisará aprender os dois para ser realmente comercializável. Provavelmente ainda há uma janela de tempo, onde apenas conhecer o Angular 1 é suficiente. Mas essa janela está se fechando. A maior parte do trabalho do Angular será na transição de bases de código do Angular 1 para o Angular 2.

Depois de escolher a estrutura que você mais gosta e familiarizar-se com ela, pode valer a pena explorar uma estrutura CSS que a acompanha. Os dois jogadores dominantes em CSS atualmente são Bootstrap e Material Design.

Bootstrap

O Bootstrap foi criado pelo Twitter e é bastante maduro e popular. Existem versões do Bootstrap para Angular, Angular 2 e React.

Material Design

Material é uma diretriz de design divulgada pelo Google que está ganhando força. Também existem versões Angular e React. Como o Angular também é lançado pelo Google, você encontrará um ajuste natural lá.

Parabéns! Agora você tem as principais habilidades necessárias para ser um programador web front-end!

programador web
Olha só pra você!

Quero ser programador web de back-end

Excelente! O primeiro passo é escolher uma linguagem. No back-end, existem muitas linguagens que funcionam, todas têm seus pontos fortes e fracos.

Leia também: Guia CSS Inline ou Embutido – Como estilizar uma tag HTML diretamente

Java

Java é uma linguagem extremamente popular e pode ser executada (quase) em qualquer lugar. Foi desenvolvido pela Sun Microsystems (agora de propriedade da Oracle ). Java é a linguagem usada para criar aplicativos Android. Também pode ser usado para criar aplicativos de desktop e, é claro, pode ser usado para criar aplicativos da web (como back-end independente ou em conjunto com JSP). É maduro, estável e há muitos recursos para aprender Java. É também uma das linguagens de programação orientada a objetos mais amplamente ensinadas em faculdades e universidades de todo o mundo.

C #

C # é uma linguagem criada pela Microsoft para competir diretamente com Java. Até recentemente, não era bem suportado em sistemas que não eram da Microsoft, mas isso está mudando rapidamente. Como o Java, ele é orientado a objetos e pode ser usado para criar não apenas aplicativos da Web (como back-end autônomo ou associado ao ASP.Net), mas também para aplicativos de desktop. Se você é usuário do Windows e deseja um ecossistema um pouco mais contido para programar, o C # pode ser o caminho a seguir.

Python

Embora não tenha uma grande empresa como Java ou C #, o Python é uma ótima linguagem para fazer as coisas rapidamente. É relativamente fácil de aprender e está ficando cada vez mais popular a cada ano. Se você não ama os outros, esta é uma boa linguagem para se aprofundar.

Javascript

Se você acompanha desde o início, já cobrimos o JavaScript. Com o advento do Node JS e a popularidade do npm (o Node Package Manager), o JavaScript no servidor só ficará mais popular nos próximos anos. Vale a pena aprender.

Se você não fez isso antes, agora é uma boa hora para aprender sobre o Node JS, Express e Mongo DB.

Ruby

Ruby é um pássaro estranho. As pessoas que amam, realmente, realmente, adoram. Está no top 10, mas parece estar diminuindo o crescimento. A linguagem em si é uma mistura entre programação funcional e programação imperativa . Eu recomendo experimentar, talvez você se torne um dos seus fãs obstinados. Haverá muito trabalho Ruby nos próximos anos.

E o PHP ?

Há muito PHP no mercado, O php é de longe a linguagem mais utilizada em sites, blogs e vários outros sistemas web.

Tomemos o wordpress onde 34% dos sites são feitos utilizando está plataforma de CMS. Isso já deixa claro que existe um mercado ativo feito com a tecnologia php.

Outros atrativos interessante da linguagem php é a sua flexibilidade e curva de aprendizado muitas vezes sendo menor comparado a outras tecnologias.

Claro que para tornar se um bom programador web de qualidade isso requer tempo de estudo e uma boa experiência independente de tecnologias. E é isto que faz o diferencial no uso de uma linguagem de programação.

GitHub

O GitHub é um repositório de código-fonte on-line criado na plataforma Git. Permite armazenar, gerenciar e publicar seu código. Se você é um programador hoje, DEVE ter uma conta no GitHub.

Experiência real

Em seguida, você precisa de experiência real . Experiência real significa trabalhar para outra pessoa. Projetos pessoais são úteis, mas não são suficientes para torná-lo competitivo no mercado de trabalho. Existem alguns caminhos para ganhar experiência real.

Contribua para um projeto de código aberto

Graças à popularidade do GitHub, existem milhões de projetos de código aberto por aí com problemas abertos (bugs) esperando para serem corrigidos por alguém como você. Colocar em seu currículo que você contribuiu para alguns projetos de código aberto populares e conhecidos, é uma ótima maneira de estabelecer e aumentar sua credibilidade. O melhor recurso para descobrir em quais projetos contribuir é a Triagem de Código . A Triagem de código permite que você escolha seu projeto favorito e enviará um problema em aberto diferente diretamente para sua caixa de entrada todos os dias.

Eu tenho alguma experiência real, por favor me ajude a encontrar emprego.

programador web
Pronto pra enfrentar o mundo, não é?

Tenha um currículo forte

Apesar de todas as histórias que você lê sobre pessoas fazendo coisas loucas e loucas para chamar a atenção de um empregador , você ainda precisa ter um bom currículo.

Crie um site de portfólio

Mais importante do que ter um bom currículo é ter um site de portfólio forte. Pegue todos os projetos reais que você fez e coloque-os em uma home page pessoal que os mostre. A outra coisa que gostaria de enfatizar é que você deve destacar como cada um de seus projetos resolveu um problema de negócios para seu cliente (ou empregador). Faça isso, e o site do seu portfólio ficará acima da média.

Melhore suas habilidades gerais de entrevista

Você deve estar preparado para mais do que apenas a parte de codificação.

Basta colocar o pé na porta

Não se preocupe em conseguir um emprego com o empregador dos seus sonhos imediatamente. Apenas se preocupe em ser pago para escrever código por um tempo. Depois de ter um pouco mais de experiência, comece a considerar o seu próximo passo.

Vamos a Realidade!

Agora que você possui um entendimento mais aprofundado sobre os elementos envolvidos e as possibilidades reais à sua frente, é hora de abordar a situação com clareza. Analise os cenários possíveis, desde o melhor até o pior, e concentre-se no cenário mais provável. Lembre-se de que muitas vezes, o cenário mais provável fica mais próximo do “melhor caso” do que do “pior caso”. Não há motivo para receio. Vamos seguir em frente com determinação. Você está pronto para superar os desafios!

Gostaria de compartilhar minha própria jornada, pois entendo plenamente como pode ser avassalador lidar com várias tecnologias e conceitos, especialmente no início. Recordo-me de minha época na faculdade, quando a programação ainda era uma linguagem desconhecida para mim. Quando me formei em sistemas de informação, enfrentei o mercado de trabalho com uma sensação de incerteza. No entanto, foi exatamente essa incerteza que me motivou a procurar soluções, resultando em uma transformação profissional significativa.

Na minha busca por conhecimento e aprimoramento, fiz diversos cursos que abrangeram uma ampla gama de tópicos, incluindo frameworks PHP, HTML e CSS em níveis avançados. Isso me trouxe uma abordagem diferente para aprender. A diversidade de tecnologias parecia inicialmente desafiadora. No entanto, a metodologia prática adotada pelos cursos fez toda a diferença.

Ao longo dessa jornada de aprendizado, construí mais de 50 sistemas. Essa prática constante me permitiu superar a dificuldade inicial de comprovar meu conhecimento e habilidades. Além disso, a realização desses projetos reforçou minha confiança e me proporcionou um portfólio sólido para apresentar às futuras oportunidades profissionais.

Não quero transformar isso em uma recomendação comercial, mas sim em uma história de superação e aprendizado. O que funcionou para mim pode não ser a escolha certa para todos. Afinal, cada indivíduo possui sua própria trajetória única.

O importante é reconhecer que, independentemente do caminho escolhido, você é capaz de superar desafios e conquistar seus objetivos. A jornada de aprendizado pode ser desafiadora, mas também é incrivelmente recompensadora. Portanto, siga em frente com confiança, continue aprendendo e crescendo. As possibilidades estão ao seu alcance.

Lembre-se, você é mais capaz do que imagina. Siga em frente com determinação e alcançará resultados surpreendentes.

brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seventeen + 16 =