Conteúdo
O que é um Tecnólogo?
Afinal, o que é um tecnólogo? No sentido mais amplo, um tecnólogo é um especialista em tecnologia. Ou seja, aquele que se especializou em tecnologia.
Eu gosto de dar um passo adiante e definir um tecnólogo como um especialista em tecnologia geral. No entanto, como a maioria dos tecnólogos sabe, é exatamente isso que somos – especialistas gerais.
Passamos décadas aprimorando nossos conjuntos de habilidades em pontos finos… em muitas, muitas áreas diferentes. Essas pontas finamente afiadas podem não ser muito profundas, mas, cara, elas são afiadas! A velha castanha do “pau para toda obra, mestre de ninguém” entra em jogo um pouco.
Apenas para esclarecer – tecnologia é um termo tão incrivelmente amplo que ninguém pode ser especialista em todos os aspectos. Como tal, o termo “tecnólogo” contém uma boa quantidade de ironia. É, e deve ser, abraçado apesar da incongruência.
Um especialista é necessário quando você sabe exatamente o que precisa, como comunicar suas necessidades e quem é especializado na área certa para implementar sua solução. Mas e se você não souber essas coisas? Entra Sr. Tecnólogo.
Os amplos conjuntos de habilidades que são a marca registrada dos techs são ideais para conectar pessoas, tecnologia e oportunidades de negócios. Em vez de gastar anos de educação e experiência em qualquer coisa, um tecnólogo tem uma intensa curiosidade em tecnologia em geral.
Isso os levou a se familiarizar com muitos aspectos diferentes e a desenvolver habilidades e experiências em vários campos. Assim, um tecnólogo é uma boa pessoa para saber se você está tentando resolver um problema e não tem certeza de como fazê-lo.
Resumindo, tecnólogos são profissionais que concluíram cursos técnicos de nível superior. Esse modelo existe no Brasil há mais de 40 anos.
Após algumas mudanças na política educacional, os cursos técnicos ganharam cada vez mais espaço no ensino superior no Brasil a partir da década de 1990. Hoje, são mais de 5.000 cursos de Tecnólogo credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), a maioria em escolas particulares.
Leia também: Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Guia do Estudante
Diferença entre tecnólogo, licenciatura, técnico e bacharelado
Existem três formas de ensino superior no Brasil: tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Todas essas formas possibilitam que os profissionais trabalhem em cargos que exijam esse nível de formação. No entanto, existem algumas diferenças entre eles, principalmente em relação ao tempo de graduação e à abordagem de cada curso.
Leia também: Tecnologia da Informação (TI) o que é?
O tecnólogo recebe formação específica por meio de disciplinas práticas que atendem às necessidades do mercado de trabalho. Os cursos são organizados em eixos técnicos e distribuídos pelo MEC de acordo com a área de atuação. Normalmente, os alunos se formam em dois a três anos e podem fazer pós-graduação e até se candidatar a vagas de emprego que exigem ensino superior.
O bacharelado tem uma abordagem mais geral de uma área de conhecimento afim, por meio de um currículo composto por disciplinas teóricas e práticas, permitindo atuar em diferentes especialidades de uma determinada área e especializar-se em uma área específica em um curso de pós-graduação. Nesta modalidade Abaixo, os alunos obtêm um diploma de bacharel em quatro a seis anos.
A licenciatura é projetada especificamente para formar educadores capazes de ensinar no ensino fundamental e médio. A carga horária é composta por disciplinas que tratam de áreas do conhecimento, complementadas por disciplinas como pedagogia e pedagogia. Nesse modelo, os alunos obtêm sua licença e se formam entre quatro e seis anos.
O curso técnico é um treinamento de nível médio com duração de vários meses a 3 anos. Para participar, os alunos devem ter ensino fundamental completo e título de técnico na área de conhecimento escolhida. É semelhante a um curso de tecnólogo na formação de profissionais mais voltados para as necessidades do mercado de trabalho.
Leia também: Engenharia de Computação: O Guia do Estudante
Quando escolher tecnólogo?
Os cursos tecnólogos são ideais para quem pretende ingressar rapidamente no mercado de trabalho para atender necessidades específicas. Os profissionais podem complementar sua formação com um diploma de bacharel ou pós-graduação na região.
Conteúdo extra: