6 causas de estresse no trabalho remoto e como evitá-las

Início » 6 causas de estresse no trabalho remoto e como evitá-las

Ao trabalhar remotamente, você precisa estar atento à sua saúde mental. Neste artigo abordaremos os causadores e soluções comuns para o estresse no trabalho remoto.

Na maioria das vezes, trabalhar remotamente significa evitar o trânsito na hora do rush, colegas de trabalho barulhentos, códigos de vestimenta, seu chefe prendendo a respiração em seu pescoço ou sentir que está trancado em sua mesa, todos benefícios importantes. Então, por que você se sente estressado?

Acostumar-se a trabalhar remotamente pode tornar aparentes algumas realidades desagradáveis à medida que a novidade desaparece. Este artigo explorará alguns sintomas, causas e soluções para o estresse no trabalho remoto.

Sintomas de estresse e burnout no trabalho remoto

Embora estes possam variar de pessoa para pessoa, existem alguns sintomas-chave do estresse no trabalho remoto a serem observados:

  • Busque concentração e motivação.
  • Experimentando alta ansiedade ou irritabilidade.
  • Dificuldade em adormecer ou sentir-se exausto com frequência.
  • Diminuição do desempenho no trabalho e redução da produtividade.
  • Uma série de sintomas físicos, como exaustão, indigestão, dores de cabeça e palpitações cardíacas.

A realidade é que você pode ter experimentado alguns desses sintomas enquanto trabalhava em um escritório. No entanto, é mais importante agora do que nunca estar ciente deles, pois seus colegas podem não detectar esses sintomas cedo porque não estão ao seu redor. É por isso que é vital ser proativo em relação à sua saúde e bem-estar enquanto trabalha remotamente.

Você pode começar entendendo alguns gatilhos comuns de estresse no trabalho remoto e suas soluções.

6 causas do estresse no trabalho remoto e suas soluções

Falta de interação social

Todos nós desejamos interação social, especialmente quando estamos presos em casa o dia todo. Você pode perder a conversa do “bebedouro” ou as brincadeiras ocasionais do escritório.

A ausência dessas interações pode levar a sentimentos de solidão e isolamento. Pode ser ainda pior se você for um extrovertido que gosta de trabalhar em um ambiente agitado e estimulante. Há várias coisas que você pode fazer para superar a solidão de trabalhar remotamente, incluindo:

  • Agende check-ins regulares com sua equipe.
  • Participe de fóruns online ou grupos virtuais relacionados ao seu trabalho ou hobbies.
  • Tenha conversas cara a cara com seus colegas usando ferramentas de bate-papo por vídeo como Zoom, Skype ou Google Hangouts.
  • Organize coffee breaks virtuais com seus colegas remotos.
  • Crie um grupo de bate-papo virtual para para discutir tópicos não relacionados ao trabalho.
  • Use sua flexibilidade para trabalhar onde você pode socializar, como uma cafeteria ou um espaço de coworking.

Tomar as medidas necessárias para combater a solidão o ajudará a mitigar seus efeitos nocivos à sua saúde mental e produtividade.

Sobrecarga de e-mail

Em um ambiente de escritório tradicional, há muitas maneiras de se comunicar, incluindo caminhar até a mesa de alguém, pegar o telefone, fazer reuniões e apresentar.

No entanto, ao fazer a transição para o trabalho remoto, você pode começar a usar o e-mail exclusivamente para se comunicar com seus colegas. Isso pode levar a um fluxo de notícias que pode ser esmagador e estressante. Existem várias maneiras de reduzir a sobrecarga de e-mail:

  • Separe horários específicos do dia para revisar e responder a e-mails.
  • Configure filtros e regras de e-mail para ajudá-lo a organizar seus e-mails.
  • Complemente o e-mail com outras ferramentas de comunicação interna, como Google Meet, Twist e Trello.
  • Cancele a inscrição de listas de e-mail ou boletins informativos nos quais você não está interessado.
  • Use ferramentas de e-mail como Spark ou Spike para ajudá-lo a gerenciar sua caixa de entrada, priorizar mensagens importantes, personalizar notificações, receber lembretes de acompanhamento e muito mais.

Além disso, você também pode querer gerenciar a sobrecarga de informações em geral. Isso significa ser seletivo sobre as informações que você consome, estar atento ao seu tempo de mídia social e limitar o tempo de tela.

Horas de trabalho mais longas

Uma das razões pelas quais o trabalho remoto é impopular é que os empregadores acham que seus funcionários vão afrouxar sem supervisão. Uma consequência dessa crença é que seu supervisor pode esperar que você trabalhe mais ou entre em contato com você com mais frequência.

Isso pode levar a horas de trabalho mais longas durante a semana e, em alguns casos, aos finais de semana, criando uma cultura de trabalho “sempre ativa”. Mas trabalhar mais horas não leva necessariamente a melhores empregos. No entanto, pode prejudicar sua saúde e levar ao esgotamento. Existem algumas coisas que você pode fazer para gerenciar longas horas de trabalho:

  • Defina expectativas realistas com seu supervisor.
  • Faça pausas, mesmo breves, para rejuvenescer e recarregar.
  • Defina os limites da vida profissional e cumpra-os.
  • Defina seu tempo livre em seu calendário e aplicativos de comunicação para que as pessoas saibam quando você está livre.
  • Crie uma agenda personalizada para trabalhar em casa para atender à sua disponibilidade e necessidades.
  • Aumente o seu bem-estar dormindo com qualidade suficiente, comendo uma dieta equilibrada e exercitando-se regularmente.
curso gratuito
Aprenda HTML5, CSS3 e JavaScript de GRAÇA neste curso 100% online!

Reuniões Longas e Desnecessárias

Desde que você começou a trabalhar remotamente, é provável que você tenha sido convidado para inúmeras reuniões, desde sessões de atualização de status e sessões de brainstorming até standups.

Embora algumas reuniões sejam necessárias, você pode evitar muitas delas para economizar tempo e evitar a fadiga do Zoom. Existem várias maneiras de fazer isso:

  • Você pode garantir que suas reuniões obrigatórias sejam o mais eficientes possível enviando agendas de reuniões com antecedência, definindo limites de tempo e convidando apenas as pessoas certas.
  • Use ferramentas de gerenciamento de projetos e comunicação assíncrona para apresentar novas ideias, compartilhar atualizações, colaborar em projetos e explicar tarefas.
  • Substitua videoconferências não urgentes por atualizações escritas concisas que podem ser adicionadas a wikis internos.

Menos atividade física

Uma desvantagem muitas vezes esquecida do trabalho remoto é que você pode não estar fazendo tanta atividade física em um ambiente de escritório; não mais caminhar até o ponto de ônibus, caminhar na rua para almoçar, subir e descer as escadas para a sala de cópia ou colega de trabalho mesa.

Se, como muitas pessoas, suas atividades diárias incluem caminhar da cama para uma cadeira de escritório que pode estar no mesmo quarto, você pode estar exposto a vários riscos à saúde.

Trabalhar em casa geralmente envolve ficar trancado em um lugar por longos períodos de tempo, levando à redução da atividade física e ao aumento do risco de doenças como obesidade, doenças cardíacas e depressão. Para neutralizar os riscos de saúde associados a um estilo de vida sedentário, você pode:

  • Tente se levantar e se movimentar regularmente.
  • Faça uma pausa e caminhe, mesmo que seja ao redor do quarteirão.
  • Invista em uma mesa ou almofada de pé.
  • Baixe aplicativos de fitness como FitOn e defina metas para melhorar seu nível de atividade.

Certificar-se de aumentar seu nível de atividade física melhorará seu bem-estar e produtividade.

Falhas técnicas

Quando você está trabalhando em casa, pode ser responsável por sua configuração técnica e solução de problemas, e talvez não possa mais contar com aquele colega de suporte técnico útil no corredor para ajudá-lo com seus problemas de computador.

Isso pode levar a problemas como conectividade de rede ruim, falhas no computador, problemas de software e arquivos perdidos, especialmente se você não for experiente em tecnologia. Para reduzir a chance de falhas técnicas, você pode:

  • Certifique-se de ter um backup caso sua internet caia, como um hotspot móvel.
  • Certifique-se de que seu dispositivo tenha todas as atualizações de software necessárias.
  • Proteja sua conexão com uma VPN para evitar vazamentos de dados.
  • Se você precisar reparar seu sistema, crie um ponto de restauração do sistema em seu computador.
  • Certifique-se de fazer backup regularmente de seus arquivos em um disco rígido externo ou na nuvem.

Tomar medidas proativas para evitar falhas técnicas ajudará você a permanecer produtivo e evitar situações estressantes.

Leia também: O que é a Web 3.0 e como funciona?

Supere os estresses no trabalho remoto para aumentar a produtividade

Trabalhar em casa pode ser uma ótima experiência, mas também vem com seu próprio conjunto de desafios. Ao superar os estressores mais comuns do trabalho em casa, você pode melhorar seu bem-estar. Tente implementar as dicas que mencionamos acima para uma experiência de trabalho remoto produtiva e sem estresse.

curso gratuito
Aprenda HTML5, CSS3 e JavaScript de GRAÇA neste curso 100% online!
brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + doze =