Conteúdo
Pronto para dar um salto na carreira e se tornar um desenvolvedor front-end freelance? Este é o plano.
Você é um desenvolvedor front-end que quer fazer isso sozinho? Ou talvez você esteja pensando em começar uma nova carreira?
À medida que mais empresas adotam o marketing na Internet, a demanda por desenvolvedores com habilidades como desenvolvimento full-stack, back-end e front-end continuará alta.
Se você estiver interessado em desenvolvimento front-end freelance, veja como fazê-lo com sucesso em cinco etapas:
Aprenda as principais linguagens front-end
O desenvolvimento front-end envolve a construção de uma estrutura de site e a garantia de que os usuários possam interagir bem com o site e seu conteúdo. A maioria dos sites modernos são altamente dinâmicos e têm muita coisa acontecendo no back-end. Sem um frontend válido, os usuários não podem acessar o backend e usar o site.
Como base, os desenvolvedores front-end precisam dominar HTML (para construir a estrutura do site), CSS (para adicionar algum estilo) e JavaScript (para aprimorar a interatividade). Os desenvolvedores front-end também podem se beneficiar de outras habilidades relacionadas, como design gráfico ou design de UX/UI.
Leva algum tempo para dominar essas habilidades, mas uma vez que você as tenha, o resto do processo é muito fácil. Embora você tenha que investir algum tempo valioso para praticar totalmente essas habilidades.
Desenvolver um portfólio front-end
Depois de ter as habilidades necessárias, o próximo passo é começar a criar alguns projetos reais para mostrar clientes em potencial.
Como parte de sua experiência de aprendizado, você pode criar muitos tipos diferentes de sites. Este será um bom começo para o seu portfólio. Se você não sabe por onde começar, considere criar um site para um projeto de estimação, caridade, família ou amigos. Se você estiver à altura do desafio, entre em contato com empresas locais que possam atualizar o site e tente conquistar seu primeiro cliente.
Você também deve criar um site de portfólio para si mesmo. Construir um site para você mesmo pode lhe dar a oportunidade de melhorar ainda mais e mostrar suas habilidades. Além disso, seu site é uma maneira de os clientes encontrarem você online. Não se esqueça de incluir o formulário de contato!
Depois de ter um site de portfólio e alguns projetos, o próximo passo é encontrar clientes.
Encontrando clientes como desenvolvedor front-end freelance
Existem três maneiras principais de encontrar clientes para desenvolvedores front-end freelance.
Mercado online
Mercados online como 99frelas, Workana e outros fornecem uma plataforma para freelancers encontrarem clientes em potencial. Eles tendem a atrair muitos freelancers, então esses mercados online podem ser competitivos, e muitos freelancers se veem competindo em preço. Aqui você poderá se destacar provando sua expertise.
Se você quiser evitar esse alto nível de concorrência, existem outras duas maneiras principais de encontrar clientes.
Desenvolvimento de negócios
O desenvolvimento de negócios exigirá que você pense e aja como o CEO de sua própria empresa (você é um freelancer). Você precisará aprender a fazer networking de forma eficaz, fechar negócios e comercializar-se.
O processo geralmente é difícil no início e você precisa se esforçar muito para gerar alguns leads.
No entanto, se você criou alguns projetos para seus amigos e familiares, ou talvez uma instituição de caridade em que acredita, há uma boa chance de que esses projetos lhe tragam referências.
Marketing de entrada
O marketing de entrada envolve alavancar os interesses de clientes em potencial para atraí-los usando técnicas de marketing atraentes. Para fazer isso de forma eficaz, você precisa construir uma marca forte e criar conteúdo útil e envolvente que atenda às necessidades de clientes em potencial. Isso ajudará a direcionar o tráfego orgânico para seu site pessoal.
Desenvolver marca pessoal
Como mencionamos anteriormente, desenvolver uma marca pessoal forte é fundamental para atrair os clientes em potencial certos que precisam de suas habilidades e estão dispostos a pagar uma quantia decente em troca.
Não há solução rápida para desenvolver uma marca pessoal forte. Como pré-requisito, você precisa desenvolver vários projetos por conta própria. Isso provará que você sabe o que está fazendo e pode ver um projeto até o fim. Em seguida, você precisa se comercializar usando as técnicas de marketing de conteúdo de entrada que discutimos anteriormente.
A chave para promover efetivamente sua marca é saber quem você é e o que faz. Em segundo lugar, você precisa manter sua perspectiva em mente, sendo consistente com sua mensagem.
Se organize
Ser um desenvolvedor front-end freelancer é mais do que apenas saber codificar. Para crescer como freelancer, você precisa desenvolver uma estrutura de negócios que aumente a eficiência e permita escalar sem problemas.
Felizmente, esses processos são fáceis de automatizar usando as seguintes ferramentas:
- Quoteroller : Quoteroller fornece uma maneira de criar e enviar propostas aos clientes em minutos.
- Trello: O Trello é um excelente sistema de gerenciamento de projetos que ajuda você a acompanhar vários projetos. Isso é especialmente importante se você tiver vários clientes.
- Google Drive: Uma das ferramentas mais populares, o Google Drive é uma ótima maneira de aproveitar a computação em nuvem em sua carreira de freelancer, permitindo que você armazene e organize seus dados com segurança.
- FreshBooks: você pode usar o Freshbooks para ajudar a organizar despesas, projetos e faturas em um único aplicativo.
Junte-se a uma comunidade de apoio
Mesmo o desenvolvedor front-end mais experiente sempre tem espaço para aprender. Depois de dominar as habilidades básicas, uma das melhores maneiras de continuar aprendendo é fazer parte de uma comunidade de apoio.
Existem muitos sites de mídia social como Facebook, LinkedIn, Quora e outros onde você pode buscar feedback construtivo, tirar dúvidas e até participar de discussões relevantes – afinal, uma das melhores formas de aprender é ensinando!
Comece como desenvolvedor front-end freelancer
Desenvolvedores front-end estão em alta demanda e provavelmente continuarão assim no futuro próximo. Se esta é uma carreira que lhe interessa, você terá muitas oportunidades de ganhar uma renda decente.
Para começar e crescer com sucesso, você precisará aprender algumas habilidades básicas primeiro, praticar e mostrar seu trabalho, encontrar alguns clientes, construir sua marca pessoal e permanecer comprometido com o aprendizado.
Como mencionamos anteriormente, existem outras carreiras em desenvolvimento web a serem consideradas. Se você gosta de trabalhar com todos os diferentes aspectos da construção de sites, pode tentar se tornar um desenvolvedor full-stack.
Felizmente, temos um lugar onde você pode aprender todas as stacks, tanto front quanto o back. O melhor e mais completo treinamento de desenvolvimento web e mobile do Brasil:
Leia também: AWS vs Azure vs Google Cloud: Qual é a melhor?