Pular para o conteúdo
Início » Por que você deve migrar para o Next.js

Por que você deve migrar para o Next.js

Compartilhar:

O Next.js fornece aplicativos rápidos e flexíveis que podem ser configurados rapidamente. Saiba por que ele está se tornando rapidamente uma dos frameworks da Web mais populares.

Um site que demora um pouco para carregar pode desligar seus visitantes e o Google. A velocidade de carregamento ajuda a determinar sua classificação nos resultados de pesquisa, o que afeta o número de visitantes que seu site recebe. Quanto menos visitantes você receber, menor será sua renda.

Um framework JavaScript como Next.js pode ajudar você a acelerar seu site e fornecer a melhor experiência para seus usuários. O Next.js tem muitos recursos que o tornam a melhor escolha para criar sites rápidos.

O que é Next.js?

Next.js é um framework de código aberto construído em Node.js que permite criar aplicativos React que podem ser renderizados no servidor. Ele fornece ferramentas e configurações prontas para uso, necessárias para criar aplicativos React rápidos e amigáveis ​​para SEO.

Se você deseja criar páginas estáticas, aplicativos de comércio eletrônico ou obter dados de uma API, o Next.js pode ajudar. Ele permite que você vá de uma única linha de código para um aplicativo completo com muito pouca configuração.

Essa é a principal vantagem do Next.js. Depois de instalado, você pode começar a criar aplicativos rápidos e prontos para produção.

pacote fullstack danki code

Benefícios de usar Next.js

Aqui estão alguns benefícios de usar Next.js:

Curva de aprendizado rasa

Next.js é um wrapper para React, o que significa que ele estende a sintaxe do código React. Portanto, os desenvolvedores do React podem dominá-lo facilmente. Assim como o React, o Next.js tem um comando create-next-app que você pode executar para criar rapidamente um novo aplicativo Next.

Execute o seguinte comando em um terminal e o Next.js instalará os pacotes necessários e criará arquivos para você começar.

npx create-next-app your-next-app-name

Pré-renderização

Frameworks JavaScript como React, Angular e Vue popularizaram a renderização do lado do cliente. Este é o método de renderização para o servidor enviar pacotes de shell HTML e JavaScript. Esse código é executado no navegador, atualizando o documento em um processo chamado hidratação.

Os aplicativos CSR podem ser lentos porque a renderização ocorre no dispositivo do usuário. O Next.js fornece uma solução por meio da pré-renderização. O Next.js não cria a interface do usuário no lado do cliente, mas no lado do servidor.

Existem dois tipos de pré-renderização:

  • Renderização do lado do servidor (SSR)
  • Geração de Site Estático (SSG)

No SSR, o servidor cria o HTML, obtém todo o conteúdo dinâmico e o envia para o navegador. O servidor faz isso para cada solicitação recebida. Portanto, o SSR é mais adequado para dados em constante mudança.

As páginas SSR podem ser lentas dependendo da quantidade de dados que o aplicativo precisa buscar do servidor e do nível de desempenho do servidor. Com getServerSideProps() em Next.js, você pode usar SSR apenas para páginas que precisam dele.

Com o SSG, o aplicativo pré-busca todos os dados no momento da compilação. Em seguida, ele gera páginas HTML e as atende a várias solicitações. É muito rápido porque uma vez que o servidor gerou todas as páginas, o CDN pode armazenar em cache e servi-las.

Portanto, o SSG é ótimo para páginas estáticas, como páginas de login. Para páginas estáticas que usam dados da API, Next.js permite obter os dados durante a compilação usando getStaticProps().

Ambos os métodos de renderização têm vantagens. Dependendo do caso de uso, Next.js permite misturá-los e combiná-los página por página.

Roteamento integrado

O Next.js usa um sistema de roteamento baseado em arquivo. O servidor converte automaticamente todos os arquivos salvos na pasta Pages em rotas. Isso é diferente dos aplicativos React que exigem que o React Router seja instalado e configurado.

Além disso, o React suporta roteamento do lado do cliente através do componente . Ele também pré-busca páginas vinculadas na janela de visualização. Isso só funciona para páginas que usam SSG, mas mesmo assim esse recurso faz com que a navegação entre as páginas pareça muito rápida.

Divisão automática de código

A divisão de código refere-se à divisão de um arquivo de pacote em partes que podem ser carregadas lentamente sob demanda. Next.js lida com a divisão de código automaticamente. O Next.js divide automaticamente cada arquivo na pasta Pages em seu próprio pacote. Além disso, qualquer código compartilhado entre as páginas é agrupado em um para evitar o download do mesmo código.

A divisão de código reduz o tempo de carregamento inicial porque o navegador só precisa baixar uma pequena quantidade de dados.

Otimização de imagem integrada

Muitas imagens podem diminuir a velocidade do seu site e diminuir sua classificação no Google. Com o Next.js, você pode otimizar imagens automaticamente usando o componente de imagem.

import Image from 'next/image'

Este componente fornece imagens de tamanho correto e formatos modernos como webp se o navegador o suportar. A imagem também carrega apenas quando o usuário rola para visualizá-la. Isso otimiza a velocidade da página e economiza espaço no dispositivo do usuário.

Suporte a CSS integrado

O Next.js oferece suporte a módulos CSS e Sass prontos para uso. Você não precisa gastar tempo configurando, você pode escrever estilos CSS diretamente. Next.js também vem com styled-jsx, que permite escrever CSS diretamente nos componentes.

Comunidade em crescimento

Como o Next.js é construído em React, ele está ganhando popularidade rapidamente. Então, se você ficar preso, há cada vez mais desenvolvedores dispostos a ajudar. Isso, combinado com uma excelente documentação, garante que mesmo os iniciantes possam começar facilmente com o Next.js.

Quando você deve usar o Next.js?

Uma das melhores coisas sobre Next.js são suas opções de renderização. Você não está vinculado a um CSR, SSR ou SSG e pode escolher quais páginas renderizar no lado do servidor, no lado do cliente ou completamente estáticas.

Portanto, você pode personalizar como cada página em seu aplicativo é renderizada de acordo com suas necessidades. Por exemplo, você pode usar o SSR para renderizar páginas que dependem da alteração de dados e o SSG para renderizar páginas estáticas semelhantes às páginas de login.

O Next.js vem com muitas funcionalidades integradas e configuração extra para permitir que você comece a adicionar funcionalidades imediatamente. Você não precisa se preocupar em configurar as rotas do seu aplicativo, otimizar imagens ou dividir arquivos de pacotes. Está tudo feito para você.

Next.js é a melhor solução se você deseja criar aplicativos React que usam conteúdo dinâmico e não quer perder tempo configurando, instalando pacotes ou configurando seu aplicativo para ser rápido. No entanto, se você estiver criando aplicativos estáticos de página única, o React simples ainda é uma boa escolha.

Criando aplicativos com React

O Next.js possui otimizações e ferramentas integradas que o tornam um ótimo framework para criar aplicativos React de alto desempenho.

Portanto, se você deseja começar a ver esses recursos em ação e não sabe por onde começar, comece aprendendo a construir aplicativos React. Dessa forma, como a sintaxe do código é quase a mesma, aprender Next.js terá uma experiência melhor.

Leia também: Como criar CRUD com PHP, MySQL e Bootstrap

Marcações:
Brayan Monteiro

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − seis =