XAMPP é um software para compilações de código aberto. Então, o nome é um acrônimo, com cada letra representando um dos cinco componentes principais. Este pacote contém o servidor Web Apache, o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional MySQL (ou MariaDB) e as linguagens de script Perl e PHP. O X inicial representa o sistema operacional que você está usando: Linux, Windows e Mac OS X.
🚨DICA: Crie um projeto de programação web com HTML5, CSS3 e JavaScript do zero em 3 aulas: MiniCurso Gratuito! 🚀
- Apache: O servidor web Apache de código aberto é o servidor mais comumente usado no mundo para entregar conteúdo web. A Apache Software Foundation fornece o aplicativo do servidor gratuitamente.
- MySQL/MariaDB: No MySQL, o XAMPP inclui um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais mais populares do mundo. Dessa forma, combinado com o servidor web Apache e a linguagem de script PHP, o MySQL fornece armazenamento de dados para serviços web. Portanto, a versão atual do XAMPP substituiu o MySQL pelo MariaDB (um fork desenvolvido pela comunidade do projeto MySQL, feito pelos desenvolvedores originais).
- PHP: A linguagem de programação do lado do servidor PHP permite que os usuários criem sites ou aplicativos dinâmicos. Sendo assim, o PHP é instalado em todas as plataformas e suporta muitos sistemas de banco de dados.
- Perl: A linguagem de script Perl é usada para administração de sistemas, desenvolvimento web e programação de rede. Assim como o PHP, o Perl também permite que os usuários escrevam aplicativos da Web dinâmicos
Então, além desses componentes principais, esta distribuição gratuita do Apache inclui várias outras ferramentas úteis, que variam dependendo do seu sistema operacional. Portanto, essas ferramentas incluem o servidor de e-mail Mercury, a ferramenta de gerenciamento de banco de dados phpMyAdmin, soluções de software de análise de rede Webalizer, OpenSSL e Apache Tomcat e servidores FTP FileZilla ou ProFTPd.
Como instalar o XAMPP no windows
Portanto, para instalar o XAMPP, siga esse passo a passo em vídeo, é muito simples! Esse é o nosso canal no YouTube, se inscreve se você curte conteúdo de programação.
Leia também: SSD M.2: O que é? Vantagens, desvantagens e como instalar