Tendências de Javascript para ficar de olho em 2022

Início » Tendências de Javascript para ficar de olho em 2022

É 2022, e se você está perguntando se vale a pena considerar as tendências do Javascript, você está fazendo a pergunta errada. Javascript é uma linguagem de programação do lado do cliente que alimenta mais de 97% dos sites na Internet. Então, a pergunta certa seria como conseguir um ótimo desenvolvimento web com Javascript? É aqui que você precisa conhecer as principais tendências em Javascript.

Ao longo dos anos, o desenvolvimento web moderno viu a adoção de várias tendências de Javascript otimizadas para desempenho. Além disso, o desenvolvimento de frameworks, bibliotecas e componentes Javascript levou os desenvolvedores a experimentar essa linguagem de programação. Esse desenvolvimento levou a um aumento nas tendências e casos de uso que suportam o desenvolvimento web de ponta.

Essas tendências permitem muitos casos de uso, como visualização de dados, interface do usuário nativa, interfaces reativas e sites responsivos. Compreender as tendências do Javascript é essencial para obter inspiração e conhecimento sobre os gargalos do desenvolvimento. Então, aqui estão as principais tendências no desenvolvimento de Javascript para o seu projeto.

1. Micro Frontends como uma tendência Javascript

Os microfrontends são conceitualmente semelhantes à arquitetura de microsserviços. Ele quebra o monólito de front-end em elementos menores e mais gerenciáveis. No entanto, não é apenas uma tendência Javascript, também é amplamente utilizado em vários frameworks JS.

fullstack pro - sujeito programador

A arquitetura microfrontend é baseada no conceito de isolamento de componentes frontend. Especialmente se os usuários quiserem uma resposta instantânea ao feedback, tornar seu site rápido não é suficiente. Você também precisa da capacidade de fazer alterações durante a transferência e, às vezes, no dispositivo do usuário. Microfrontends com componentes independentes de ponta a ponta ajudam a isolar as atualizações.

Semelhante aos microsserviços, os microfrontends são entidades independentes que podem ser atualizadas, implantadas e monitoradas individualmente. Ele também permite que você construa um sistema resiliente em que uma única falha de Javascript não degrade o desempenho de todo o aplicativo.

2. Visualização de dados

Visualizar e apresentar dados para as partes interessadas é fundamental para uma melhor tomada de decisão. No entanto, as coisas nem sempre são tão simples. Felizmente, o Javascript tem muitas bibliotecas de visualização de dados que você pode usar para criar visualizações intuitivas e perspicazes de seus dados.

Com a biblioteca Javascript, você pode:

  • Crie mapas de calor, mapas de árvore, diagramas de rede, nuvens de palavras e muito mais
  • Mapeie dados geográficos com elementos de visualização e crie gráficos compostos
  • Melhor interatividade e recuperação de dados com AJAX
  • Gerencie dados em navegadores com compatibilidade entre navegadores
  • Crie aplicativos da Web orientados a dados

Algumas das melhores bibliotecas Javascript para visualização de dados são,

  • Backbone.Js
  • Underscore.Js
  • D3.Js
  • Flotr2
  • Gráficos Apex

3. A tendência do Javascript para sempre: React

Como uma biblioteca Javascript, o React fornece funcionalidade semelhante a um framework completo. Como tal, tem sido uma das tecnologias front-end mais populares para aplicações web. Como resultado, o React tem mais downloads do que outros frameworks populares como Angular e Vue.

O React desenvolveu novos recursos e componentes para torná-lo uma tendência! Por exemplo, ele introduziu um recurso experimental chamado modo simultâneo. Ele usa um método de renderização interruptível para fornecer uma experiência de usuário responsiva e interativa.

Além disso, o modo simultâneo permite o ajuste rápido dos componentes da interface do usuário com base nos recursos do dispositivo do usuário e na velocidade da rede. Infelizmente, devido ao método de renderização de bloqueio, o navegador não pode atualizar a entrada de texto imediatamente após o usuário pressionar uma tecla.

O modo de simultaneidade do React remove essa limitação com renderização interruptível. Assim, o navegador pode atualizar a entrada na memória e renderizá-la. Após a conclusão da renderização, o React atualiza o DOM e as alterações são refletidas na tela.

4. Paralaxe

Sites de paralaxe são outra tendência Javascript importante que você precisa considerar. Isso ajuda a adicionar profundidade ao seu site e criar uma experiência única para o cliente. Especialmente quando as empresas de experiência estão vendo um crescimento de receita de 15%, é uma tendência que você não pode ignorar.

Para sites de paralaxe, à medida que o usuário rola pela página, a imagem de fundo e o conteúdo se movem mais lentamente do que o conteúdo principal na frente.

Sites de paralaxe ajudam a criar um efeito único que resulta em uma estrutura de conteúdo eficaz. Você pode usar uma biblioteca Javascript como Animate on Scroll(AOS) para construir sites de paralaxe. O conceito de sites de paralaxe funciona detectando diferentes posições de elementos e adicionando classes apropriadas.

Além disso, o AOS não possui dependências, permitindo que você crie sites que funcionam perfeitamente em diferentes dispositivos. Assim como nos sites de paralaxe, os aprimoramentos visuais, como o modo escuro, são populares.

5. Escurecendo com Javascript

A exposição excessiva à luz de telas de smartphones e PCs incentivou o uso do modo escuro em aplicativos da web. O modo escuro se tornou uma das tendências Javascript mais populares. Alguns dos principais benefícios para os usuários do Modo Escuro são:

  • Fácil de usar em condições de pouca luz
  • Reduz os efeitos da luz azul das telas de smartphones ou PCs
  • Menor consumo de energia permite maior vida útil da bateria
  • reduzir a fadiga ocular
  • Ajuda os usuários sensíveis à luz

Leia também: O que é MySQL? Tudo o que você precisa saber

Conclusão

Javascript é uma linguagem de programação em evolução com vários frameworks e bibliotecas que suportam uma grande comunidade de desenvolvedores. Portanto, novas tendências devem surgir para melhorar a experiência do usuário. Compreender essas tendências ajudará você a inovar no desenvolvimento de aplicativos da Web e a criar melhores experiências para o cliente. No entanto, qual tendência Javascript escolher sempre depende de suas necessidades específicas de negócios.

brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 9 =