Conteúdo
As distros de código aberto do Linux ou popularmente “distro linux” estão sempre lutando pelo primeiro lugar. No entanto, há uma discussão em andamento sobre o claro vencedor, considerando que algumas das melhores distros pretendem alcançar o auge do sucesso no mundo das distribuições de código aberto.
Várias pesquisas classificaram o Arch Linux e o Ubuntu como duas das melhores distro linux para fazer o trabalho. No entanto, não é adequado presumir por que engenheiros e programadores variam em seus pontos de vista sobre essas duas distro linux.
Para assimilar as opções disponíveis, é melhor se aprofundar e ver o que torna essas distros as melhores em seus domínios.
Origens e modelos de liberação
Arch Linux
Arch Linux foi lançado em março de 2002 por Judd Vinet. Ele desenvolveu o código-fonte do Arch Linux exclusivamente e iniciou e atualizou a distro linux com a participação da comunidade ao longo dos anos.
O Arch não pega emprestado nenhum código-fonte de seus predecessores, ao contrário de algumas outras distros leves e contemporâneas.
Arch Linux oferece aos usuários atualizações regulares na forma de lançamentos. Portanto, esta distro amadureceu no mesmo repositório de código-fonte, ao mesmo tempo em que oferece suporte a versões contemporâneas de aplicativos, drivers, etc.
Os usuários podem atualizar continuamente o kernel para desfrutar do LTS ou das versões mais recentes, evitando desafios.
Ubuntu
A Canonical Ltd. desenvolveu o Ubuntu em 2004. Derivando suas raízes do Debian, o Ubuntu é uma das primeiras distro Linux; apesar de décadas em seu currículo, ele continua a ser um dos principais concorrentes no mercado.
A distribuição introduziu instalações modulares, permitindo que os usuários personalizassem os componentes durante a instalação do sistema operacional.
O Ubuntu funciona em um modelo de lançamento pontual, que ocorre como atualizações discretas semestrais. Essas atualizações melhoram continuamente o desempenho, a compatibilidade e a funcionalidade do Ubuntu.
As personalizações do Ubuntu permitem que os usuários escolham kernels, ambientes de desktop, aplicativos de terceiros e muito mais.
Gerenciamento de pacotes
Arch Linux
Arch Linux é uma distribuição de lançamento contínuo que usa o gerenciador de pacotes Pacman da melhor maneira possível.
O sistema de construção confiável e simples do Pacman torna a instalação e o gerenciamento do pacote uma tarefa fácil. Isso vale para todos os pacotes de terceiros e não apenas para os pacotes do repositório oficial do Arch.
O serviço do servidor mestre do Arch sincroniza as listas de pacotes apropriadamente, já que você pode acessar as dependências de cada pacote por padrão.
O Arch suporta apenas instalações de pacotes baseadas em CLI; a equipe de desenvolvimento não oferece nenhuma alternativa de GUI, infelizmente.
Ubuntu
O Ubuntu oferece grandes benefícios por meio de sua Advanced Package Tool (APT), abrindo caminho para um uso fácil e procedimentos de instalação perfeitos.
Hoje, o gerenciador de pacotes oferece mais de 1,48.000 repositórios e pacotes de terceiros para vários usos. Pode-se esperar lançamentos separados para compilações de processadores amd64 e i386.
Os usuários não precisam se lembrar dos nomes dos pacotes, pois o APT pode filtrar os pacotes por meio de pesquisas por palavra-chave para facilitar o processo de pesquisa.
O repositório do Ubuntu oferece suporte principalmente a software compatível de código aberto. Alguns aplicativos de software pagos – suportados por desenvolvedores internos – estão disponíveis para execução em sistemas Linux.
Pacotes de terceiros
Arch Linux
Como usuário, você pode baixar pacotes usando o Pacman digitando o seguinte comando em um terminal:
sudo pacman -S package
Os usuários que não estão familiarizados com esses comandos podem recorrer ao AUR para disponibilizar os pacotes disponíveis no repositório oficial do Arch.
O Arch User Repository ou AUR ajuda os usuários a nadar no oceano em constante expansão de pacotes de software de terceiros.
Você pode estender a lista de pacotes em seu sistema usando o AUR, já que o Arch Linux os suporta individualmente. Você pode contar com a extensa lista de opções do AUR, mesmo ao usar outras distro linux baseadas em Arch, incluindo Artix e Manjaro.
Ubuntu
No Ubuntu, os usuários podem baixar e instalar pacotes diretamente usando o APT.
sudo apt-get install packagename
Como alternativa, você pode baixar pacotes de terceiros manualmente no Snap Store . A Snap Store do Ubuntu abriga pacotes como qualquer outra loja de plataforma premium. O desenvolvedor cuida da categorização do pacote para agilizar a instalação direta.
Atualizações de software
Arch Linux
O Arch Linux requer que você atualize manualmente os pacotes obsoletos para suas versões de repositório mais recentes. Use o comando abaixo para atualizar os pacotes no Arch:
sudo pacman -Syu
Além do repositório oficial do Arch, o AUR é uma biblioteca mais ampla e confiável para a comunidade para a instalação de software de terceiros. Você pode baixar e instalar pacotes do AUR usando um auxiliar do AUR como o Yay.
Ubuntu
O aplicativo GUI Software Manager no Ubuntu recentemente simplificou o gerenciamento de aplicativos. Os lançamentos mais recentes e listas detalhadas de software compatível testado pelo desenvolvedor estão disponíveis nas versões mais recentes.
No entanto, todas as versões lançadas após 20.0.4 usam o Snap Store como a fonte padrão para lançamentos de software e atualizações de pacote. As opções padrão são habilitadas como PPAs e pacotes DEB; no entanto, eles geralmente criam problemas de dependência e desafios de segurança com seus privilégios diretos de root.
O Snap Store contorna isso com verificações de dependência e confirma instalações e atualizações no seguinte local:
/snap/bin/
Leia também: As 10 Melhores Distro Linux para Programadores
Desempenho, UX e suporte
Arch Linux
Arch é extremamente popular entre desenvolvedores e profissionais de multimídia. Seu desempenho estável em todos os ambientes de desktop com suporte abre caminho para estabilidade e uso sustentado.
O AUR oferece acesso a uma série de ferramentas para comparação de velocidade de processamento, desempenho da Internet, gerenciamento de disco rígido e muito mais.
Embora o Arch não venha com um ambiente de desktop pronto para uso, você tem a opção de instalar qualquer desktop ou gerenciador de janelas em seu sistema. A área de trabalho do Arch apresenta um tema elegante, mas amplamente personalizável, especialmente se você escolher o KDE Plasma.
Fique tranquilo, a distribuição tem um desenvolvedor estável e suporte da comunidade, assim como o Ubuntu.
Ubuntu
O Ubuntu continuou a oferecer uma rotina de desempenho estável dentro de 20.0.4 e além.
A distro linux oferece desempenho suave para processamento de multimídia com recursos avançados de jogos de computador. Seu dimensionamento fracionário avançado, esquema de três cores e dock personalizável oferecem aos usuários uma IU que lembra os sistemas Mac. A diferença só é perceptível para aqueles que estão familiarizados com um UX no estilo macOS.
As melhorias são atualizadas sempre que novas atualizações do Ubuntu LTS são lançadas. No entanto, o LTS impede que os usuários usem os recursos de software mais recentes após a instalação.
Leia também: 7 Motivos para usar LINUX na hora de PROGRAMAR
Arch Linux vs. Ubuntu: qual é o melhor?
Na verdade, o Linux é responsável por capacitar a computação doméstica, junto com sistemas avançados de nível empresarial em tempo real. A questão mais pertinente é: qual distro é mais eficiente para programação e desenvolvimento de software na situação?
Arch é adequado para usuários avançados, mas não é uma distro favorita para iniciantes. Por outro lado, o Ubuntu é uma distro out-of-the-box, de propósito geral, ideal para uso básico em laptops / PCs domésticos e gerenciamento de servidores corporativos.
É apropriado dizer que ambas as distros têm uma boa classificação aos olhos dos usuários. Dependendo das necessidades da sua distro, você pode escolher aquela que melhor atende às suas necessidades imediatas.
// Se você deseja torna-se um especialista em Linux. Acesse nosso curso de Linux.