Conteúdo
O que é jQuery? Se você já ouviu muito o termo enquanto navega por notícias e blogs sobre desenvolvimento web, não é surpresa. Como o JavaScript continuou a emergir como talvez a linguagem de programação mais dominante no mundo, um número crescente de bibliotecas e estruturas JavaScript surgiram ao lado dele, oferecendo novas técnicas e ferramentas para os desenvolvedores continuarem expandindo o já amplo uso da linguagem.
Os números falam por si – quase três quartos dos 10 milhões de sites com maior tráfego usam jQuery, incluindo alguns dos maiores nomes da tecnologia – como Google, Amazon e Facebook. Além da ampla funcionalidade e opções que o jQuery oferece aos desenvolvedores experientes, muitas vezes também é a primeira biblioteca JavaScript que os desenvolvedores mais novos e iniciantes também aprendem.
Então, quais elementos estruturais e de design se combinaram para tornar o jQuery uma força tão poderosa no desenvolvimento web moderno? Por que tantos programadores e desenvolvedores optam pelo jQuery para construir programas e aplicativos em centenas de indústrias diferentes e por inovações tecnológicas de ponta, como aprendizado de máquina e Internet das Coisas? Vamos mergulhar mais fundo no que compõe o jQuery, e também como você pode aprendê-lo e usá-lo para seguir uma carreira como desenvolvedor JavaScript ou para construir seu projeto dos sonhos.
Leia também: Livros JavaScript: As 6 Melhores Opções Para Iniciantes
Primeiro, o que é jQuery?
jQuery foi criado e desenvolvido por John Resig em 2006, como uma solução para pegar blocos de tarefas comuns, redundantes e repetitivos em JavaScript e remover marcação desnecessária para deixar pedaços curtos, inteligentes e compreensíveis conhecidos como métodos. Isso significou para os desenvolvedores que, em vez de serem forçados a reescrever cada bloco de tarefa repetidamente, eles poderiam simplesmente confiar em métodos – economizando incontáveis horas de tempo de desenvolvimento e, portanto, dinheiro que precisava ser dedicado ao desenvolvimento.
Ao longo dos quinze anos desde seu desenvolvimento inicial, o jQuery passou por inúmeras atualizações para construir o conjunto de recursos inicial, bem como para se adaptar aos campos de programação intensivos modernos, como aprendizado de máquina e IA e suas várias necessidades.
Leia também: Menu Web Responsivo para Mobile com HTML, CSS e JQUERY
Então, como o jQuery realmente funciona?
jQuery é um exemplo de biblioteca de manipulação do Document Object Model (DOM), que é uma representação visual em estrutura de árvore dos vários elementos-chave que compõem uma determinada página da web. O principal benefício do jQuery é sua capacidade de simplificar a sintaxe usada para localizar, selecionar e manipular elementos DOM (assim, agilizando a programação e a navegação de um site). Isso significa que o jQuery pode ser usado para classificar em um documento elementos com determinadas propriedades, ajustando atributos para elementos ou desenvolvendo respostas a vários eventos que podem resultar da interação de um usuário com a página da web.
jQuery também oferece aos programadores uma estrutura para manipulação de eventos que é significativamente mais avançada do que a seleção e manipulação de elementos DOM normais. Tanto a atribuição de evento quanto a definição da função de retorno de chamada do evento são concluídas em uma única etapa em um único local no código. jQuery também é projetado para incorporar outras funcionalidades JavaScript populares e comumente usadas (como animações criadas pela manipulação de propriedades CSS).
Leia também: Programador Web Profissional – Guia Para Iniciantes
Quais são os princípios do desenvolvimento jQuery?
Como muitas das bibliotecas e estruturas JavaScript mais bem-sucedidas e amplamente usadas, o jQuery possui um conjunto de princípios fundamentais que contribuem para sua atratividade como ferramenta de desenvolvimento. Esses princípios refletem as necessidades de seu criador original e de suas legiões de programadores que ajudaram a orientar a evolução da ferramenta nos anos seguintes e incluem:
Simplicidade e Eficiência:
Qualquer programador experiente lhe dirá que quanto mais lógica, clara e simplificada for uma ferramenta de programação, mais feliz você ficará ao construir algo (especialmente aplicativos e projetos complexos). jQuery promove simplicidade e eficiência por meio de recursos-chave como funções “encadeáveis” e nomes de funções abreviadas.
Separação de JavaScript e HTML:
A biblioteca jQuery utiliza uma sintaxe simples para adicionar manipuladores de eventos ao DOM incorporando JavaScript, em vez de adicionar atributos de eventos HTML para chamar funções JavaScript. Isso motiva os desenvolvedores a separar completamente o código JavaScript da marcação HTML.
Leia também: Introdução a análise e projeto de sistemas
Remoção de incompatibilidades entre navegadores:
Como os mecanismos JavaScript de diferentes navegadores diferem um pouco, às vezes o código JavaScript que funciona para um navegador pode não funcionar para outro, levando a erros ou à necessidade de escrita de código extensiva para adaptar seu aplicativo a diferentes navegadores (como Chrome ou Safari). Semelhante a outras estruturas e bibliotecas JavaScript, o jQuery gerencia inconsistências entre navegadores e oferece aos desenvolvedores uma interface consistente que funciona da mesma forma em diferentes navegadores.
Customização:
No que se tornou a norma para as ferramentas de desenvolvimento modernas mais populares, o jQuery oferece amplas oportunidades para os programadores personalizarem e adicionarem funcionalidades conforme necessário. Isso significa que eventos, elementos e métodos podem ser facilmente integrados ao jQuery e reutilizados como um plug-in.
Quais são algumas outras vantagens de usar jQuery?
Além dos benefícios estruturais que o jQuery oferece aos programadores por meio de seus princípios de design, a biblioteca jQuery também oferece benefícios para uma variedade de operações comuns de programação. Alguns dos benefícios mais notáveis incluem:
- Eventos são o nome dado às diferentes formas como um usuário interage com um site – por exemplo, enviando um formulário, clicando em um botão ou digitando comandos com o teclado. jQuery torna o gerenciamento de eventos significativamente mais fácil, reduzindo essas ações a apenas algumas linhas simples de código, que podem ser facilmente inseridas na lógica JavaScript que alimenta seu aplicativo.
- O DOM, ou Document Object Model, é uma interface do navegador que permite especificamente a exclusão, adição ou atualização de vários elementos HTML. jQuery torna isso mais fácil para os programadores oferecendo uma série de ferramentas para isso (especificamente através de métodos como .replaceAll(), .remove(), .append(), etc).
- O método jQuery .ajax() agiliza o envio de solicitações HTTP assíncronas para o servidor sem a necessidade de recarregar a página. Esta é uma das muitas outras funções AJAX convenientes na biblioteca, incluindo .getJSON(), .load() e .serialize(), cada uma das quais pode ser usada independentemente da plataforma ou do navegador.
- Os desenvolvedores podem criar efeitos dinâmicos em todo o aplicativo chamando os vários métodos de animação do jQuery, como .hide() / .show(), .slideUp() / .slideDown e .toggle(). Mesmo que as animações padrão não ofereçam a funcionalidade exata que você pode precisar, você também pode usar .animate() para criar suas próprias animações personalizadas de muitas propriedades CSS, permitindo maior flexibilidade no design (assim como uma melhor experiência para -Comercial).
- Melhor ainda, como os mecanismos de pesquisa são otimizados para leitura de conteúdo, o conteúdo dinâmico do jQuery é legível pela maioria dos mecanismos de pesquisa, pois tudo dentro da ferramenta de desenvolvimento é visto como texto por eles.
- Como muitas das ferramentas e estruturas de desenvolvimento mais populares, existem muitos recursos na Internet para aprender e colaborar usando jQuery. Por exemplo, o jQuery Learning Center é um repositório de envios de código e documentação, que pode ajudar os desenvolvedores a resolver problemas comuns de programação e colaborar com outros desenvolvedores em desafios e práticas recomendadas.
O jQuery é uma coisa inteligente para eu aprender como desenvolvedor iniciante?
Embora, obviamente, os novos programadores precisem dominar o básico do JavaScript por meio de aulas de programação online ou cursos acadêmicos primeiro, o jQuery geralmente é a primeira biblioteca que muitos desenvolvedores aprendem e com a qual se tornam experientes. Existem várias razões pelas quais o jQuery é especificamente popular entre os desenvolvedores mais novos:
- jQuery inclui muitas soluções abreviadas para desafios comuns de JavaScript que não requerem o DOM. Por exemplo, ordenar e filtrar arrays e objetos de dados são significativamente mais fáceis usando jQuery.
- jQuery oferece uma sintaxe muito mais simples para fazer chamadas AJAX do que o XmlHttpRequest nativo.
- jQuery também funciona no lado do servidor com NodeJS , tornando-o um bom método para ganhar familiaridade com o desenvolvimento do lado do servidor
- Como o jQuery é uma dependência para muitas bibliotecas que os iniciantes costumam usar, aprender jQuery pode tornar a operação de uma variedade de ferramentas de desenvolvimento muito mais fácil.
Leia também: O ciclo de vida do desenvolvimento web
Existem desvantagens em usar ou aprender jQuery?
Como qualquer linguagem ou ferramenta de desenvolvimento, embora o jQuery tenha um número significativo de benefícios comprovados por sua popularidade entre os desenvolvedores em todo o mundo, ainda existem algumas desvantagens em usar ou aprender a ferramenta. Aqui estão os mais notáveis:
- A desvantagem mais notável do jQuery é o tamanho enorme da biblioteca, dificultando a importação. Como o jQuery é um único arquivo JavaScript contendo todos os seus DOM, eventos, efeitos e componentes AJAX, o arquivo ganhou uma quantidade significativa de kilobytes à medida que mais e mais adaptações e adições foram adicionadas ao longo dos anos. Embora isso obviamente não afete o desempenho da ferramenta, os usuários devem reconhecer que levará um tempo significativo para importar e abrir.
- Como a abstração do jQuery esconde as partes mais complexas e intrincadas do JavaScript (intencionalmente), aprender JavaScript se torna um pouco mais desafiador, já que você não está realmente vendo “os bastidores”. Esta é apenas outra razão pela qual fazer um curso básico de JavaScript de qualidade é essencial antes de começar a brincar com jQuery, para que você não se sinta desafiado por recursos que não viu antes ao criar um aplicativo ou trabalhar em um projeto para outra pessoa .
- As APIs DOM do jQuery tornaram-se obsoletas, uma vez que a maioria dos navegadores modernos são capazes de fazer o mesmo trabalho (e fazê-lo mais rapidamente do que o jQuery). Além disso, o código de manipulação do DOM JavaScript vanilla (sem a estrutura), oferece execução rápida, é mais simplificado para o desenvolvimento entre equipes e é mais integrado à lógica de negócios.
Leia também: NFTs de caixas de cereais esgotam em 24 horas