Conteúdo
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural alimentada pela tecnologia AI que permite que você tenha conversas semelhantes às humanas com chatbots e muito mais. Os modelos de linguagem respondem a perguntas e ajudam você em tarefas como escrever e-mails, papéis e códigos.
Como o ChatGPT está em fase de pesquisa e feedback, atualmente é gratuito e aberto ao público. A partir de 1º de fevereiro, há também uma versão de assinatura paga chamada ChatGPT Plus.
Quem criou o ChatGPT?
O ChatGPT foi criado pela empresa de inteligência artificial e pesquisa OpenAI. A empresa lançou o ChatGPT em 30 de novembro de 2022.
A OpenAI também é responsável pela criação do popular gerador de arte AI DALLE•2 e do sistema automático de reconhecimento de voz Whisper.
Leia também: OpenAI lança ferramenta de detecção de IA para combater o texto gerado pelo ChatGPT
Quão importante é o ChatGPT?
Isso fez uma grande diferença. “O ChatGPT é bom demais para ser verdade. Não estamos longe de uma IA perigosamente poderosa”, disse Elon Musk, co-fundador da OpenAI antes de sair. O chefe da OpenAI, Sam Altman, twittou que o ChatGPT teve mais de 1 milhão de usuários nos primeiros cinco dias após o lançamento. Altman disse a Musk que o custo médio por resposta era de “centavos de um dígito”, mas admitiu que eventualmente precisaria monetizá-lo por causa de seu custo computacional “de dar água na boca”.
De acordo com uma análise do banco suíço UBS, o ChatGPT é o aplicativo de crescimento mais rápido de todos os tempos. Em janeiro, apenas dois meses após seu lançamento, a análise do UBS estimou que o ChatGPT tinha 100 milhões de usuários ativos. Em contraste, levou apenas nove meses para o TikTok atingir 100 milhões.
Como você pode acessar o ChatGPT?
Você pode acessar o ChatGPT simplesmente acessando chat.openai.com e criando uma conta OpenAI.
Após o login, você pode começar a conversar com o ChatGPT. Comece sua conversa fazendo uma pergunta. Como o ChatGPT ainda está em fase de pesquisa, é gratuito e você pode fazer as perguntas que quiser.
Eu tentei usar o ChatGPT e diz que está no limite da capacidade, o que isso significa?
Atualmente, o uso do ChatGPT é gratuito, pois ainda está em fase de pesquisa. Muitas pessoas correram para usá-lo devido ao burburinho gerado por seus recursos avançados. Este site é executado usando um servidor e, quando muitas pessoas visitam o servidor, ele fica sobrecarregado e incapaz de processar suas solicitações. Isso não significa que você nunca será capaz de acessá-lo. Significa apenas que você deve tentar acessar o site mais tarde porque menos pessoas estão tentando acessá-lo. Você também pode manter a guia aberta e atualizá-la periodicamente.
Existe uma opção se você quiser pular a espera e obter acesso confiável. Desde 1º de fevereiro, a OpenAI lançou um plano profissional do ChatGPT, o ChatGPT Plus, que permite aos usuários ter acesso geral mesmo nos horários de pico, experimentar tempos de resposta mais rápidos e receber novos recursos e melhorias primeiro. O serviço premium custa US$ 20 por mês.
Leia também: 9 curiosidades sobre o Chat GPT
Como as pessoas estão usando o ChatGPT?
Este modelo faz muito mais do que responder a perguntas simples, como escrever ensaios, detalhar arte, criar dicas de arte de IA e ter conversas filosóficas, ele pode até codificar para você.
Meu favorito pessoal é pedir aos chatbots para ajudar a criar listas básicas, como fazer malas, fazer compras e listas de tarefas para melhorar minha produtividade diária. As possibilidades são infinitas.
Como funciona o ChatGPT?
O ChatGPT é executado em uma arquitetura de modelo de linguagem criada pela OpenAI chamada Generative Pre-Trained Transformer (GPT), especificamente GPT-3. Esse tipo de modelo de IA generativo é treinado em uma grande quantidade de informações da Internet, incluindo sites, livros, artigos de notícias e muito mais.
O modelo de linguagem foi ajustado usando aprendizado supervisionado e aprendizado por reforço. O uso de aprendizado por reforço com feedback humano (RLHF) torna o ChatGPT particularmente único. De acordo com a OpenAI, com o RLHF, os treinadores de IA humana fornecem ao modelo um diálogo no qual atuam como usuário e assistente de IA. A empresa também disse que o ChatGPT foi ajustado a partir da série de modelos GPT-3.5 e o ChatGPT foi ajustado a partir da série de modelos GPT-3.5.
Qual é a diferença entre ChatGPT e um motor de busca?
ChatGPT é um modelo de linguagem projetado para manter um diálogo com os usuários finais. Os mecanismos de pesquisa indexam páginas da Web na Internet para ajudar os usuários a encontrar as informações de que precisam. O ChatGPT não tem a capacidade de pesquisar informações na Internet. Ele usa informações aprendidas com os dados de treinamento para gerar respostas, o que deixa espaço para erros.
Outra grande diferença é que o ChatGPT só tem acesso a informações desde 2021, enquanto mecanismos de busca normais como o Google têm acesso às informações mais recentes. Portanto, se você perguntar ao ChatGPT quem ganhou a Copa do Mundo de 2022, ele não poderá responder, enquanto o Google o fará.
Quais são as limitações do ChatGPT?
Por mais impressionante que pareça, o ChatGPT ainda tem limitações. Essas limitações incluem a incapacidade de responder a perguntas formuladas de uma maneira específica porque é necessário reformulá-las para entender a pergunta inserida. Uma limitação maior é a falta de qualidade nas respostas que ele fornece – às vezes parece plausível, mas é discutível ou pode ser excessivamente detalhado.
O modelo não pede esclarecimentos sobre questões ambíguas, apenas adivinha o significado da sua pergunta, o que pode levar a respostas inesperadas à pergunta. Isso já levou o site de perguntas e respostas do desenvolvedor StackOverflow a, pelo menos temporariamente, desabilitar as respostas às perguntas geradas pelo ChatGPT.
“O principal problema é que, embora as respostas geradas pelo ChatGPT tenham uma alta taxa de erro, elas geralmente parecem boas e as respostas são fáceis de gerar”, disse um moderador do Stack Overflow em um post. Os críticos argumentam que essas ferramentas são muito boas em colocar as palavras em uma ordem estatisticamente significativa, mas não conseguem entender seu significado ou saber se as afirmações feitas são verdadeiras.
Outra grande limitação é que os dados do ChatGPT são limitados a 2021. Os chatbots não têm conhecimento de eventos ou notícias que ocorreram desde então. Portanto, alguns de seus prompts não produzirão resultados, como “Quem ganhou a Copa do Mundo de 2022?”
Posso conversar com o ChatGPT?
Enquanto algumas pessoas usam o ChatGPT para algumas funções bastante complexas, como escrever código ou até mesmo malware, você pode usar o ChatGPT para atividades mais mundanas, como ter uma conversa amigável.
Alguns iniciantes podem ser tão simples como “Estou com fome, que comida devo comer?” ou tão detalhados como “O que você acha que vai acontecer na vida após a morte?” De qualquer forma, o ChatGPT certamente lhe dará a resposta.
Por que algumas pessoas estão preocupadas com o ChatGPT?
Preocupações foram expressas sobre chatbots de IA substituindo ou dificultando a inteligência humana. Por exemplo, os chatbots podem escrever com eficiência (embora não necessariamente com precisão) um artigo sobre qualquer tópico em segundos, eliminando potencialmente a necessidade de colaboradores humanos. Os chatbots também podem escrever uma redação inteira em segundos, tornando mais fácil para os alunos trapacear ou evitar aprender a escrever corretamente. Isso levou alguns distritos escolares a bloquear o acesso a ele.
Outra preocupação com os chatbots de IA é a possível disseminação de desinformação. Como o bot não está conectado à Internet, ele pode cometer erros nas informações que compartilha.
O próprio bot diz: “Minhas respostas não devem ser tomadas como fatos e sempre encorajo as pessoas a verificar todas as informações que recebem de mim ou de qualquer outra fonte”.
O próprio OpenAI observa que o ChatGPT às vezes escreve “respostas que parecem plausíveis, mas estão incorretas ou sem sentido”
Existe uma ferramenta que reconhece texto ChatGPT?
Com preocupações sobre os alunos trapaceando usando o ChatGPT, a necessidade de um detector de texto ChatGPT tornou-se mais aparente. A OpenAI, empresa de pesquisa de IA por trás do ChatGPT, lançou uma ferramenta gratuita irregular para resolver esse problema. A ferramenta “classificadora” da OpenAI identificou corretamente apenas 26% do texto escrito por IA marcado como “provavelmente escrito por IA”. Além disso, deu falsos positivos 9% das vezes, identificando erroneamente trabalhos escritos por humanos como sendo escritos por IA.
O ChatGPT é bom ou ruim?
O ChatGPT é um chatbot avançado que tem o potencial de facilitar a vida das pessoas e ajudar em tarefas tediosas do dia a dia, como escrever e-mails ou buscar respostas online. No entanto, certos detalhes técnicos devem ser descobertos antes de serem amplamente utilizados para evitar consequências negativas, como a disseminação de desinformação. Em geral, os modelos de IA e ML dependem de treinamento extensivo e ajuste fino para atingir níveis ideais de desempenho.
Isso significa que a inteligência artificial está dominando o mundo? Talvez ainda não, mas Altman da OpenAI certamente acha que a inteligência humana na IA não está muito longe. Em resposta aos comentários de Musk sobre uma IA perigosamente poderosa, Altman twittou: “Concordo em abordar uma IA perigosamente poderosa porque a IA representa um enorme risco de segurança cibernética. Acho que podemos alcançar a GM A inteligência artificial será uma realidade na próxima década, então também devemos leve esse risco muito a sério.”
Ele também observou: “É interessante ver as pessoas começarem a debater se sistemas de IA poderosos devem se comportar da maneira que seus usuários desejam ou da maneira que seus criadores desejam. A questão de quais valores alinhamos com esses sistemas será o mais importante. importante social Um dos debates que já enfrentei.
Existem alternativas ao ChatGPT que vale a pena considerar?
Embora o ChatGPT seja o chatbot que está recebendo muita atenção no momento, existem muitas outras opções que são tão boas quanto e podem até atender melhor às suas necessidades. Apesar dos amplos recursos do ChatGPT, os chatbots de IA têm algumas desvantagens importantes, incluindo que sua versão gratuita costuma estar lotada. Se você quiser experimentar o mundo dos chatbots e escritores de IA, há muitas outras opções a serem consideradas, incluindo YouChat , Jasper e Chatsonic .
O ChatGPT é inteligente o suficiente para passar em um exame de MBA?
Simplificando, sim. Um professor da Wharton School of Business da Universidade da Pensilvânia usou o ChatGPT para fazer o exame de MBA e os resultados foram bastante impressionantes.
O ChatGPT não apenas passou no exame, como também obteve uma pontuação alta de B para B-. O Prof. Christian Terwiesch ficou impressionado com o gerenciamento básico de operações, questões de análise de processos e explicações.
O ChatGPT está chegando às redes sociais?
A estreia do ChatGPT nas redes sociais foi uma parceria com o Snapchat. Em 7 de fevereiro, o Snapchat lançou a integração do ChatGPT, permitindo que os assinantes do Snapchat+ conversem com bots em seu aplicativo.
De acordo com o The Verge, o recurso, chamado “My AI”, incluirá algumas restrições do ChatGPT, incluindo a recusa de fornecer respostas relacionadas a política, violência, palavrões e até redação acadêmica.
Qual é o envolvimento da Microsoft com o ChatGPT?
A Microsoft foi um dos primeiros investidores na OpenAI, a empresa de pesquisa de inteligência artificial por trás do ChatGPT, mesmo antes de o ChatGPT ser lançado ao público. A primeira incursão da Microsoft no OpenAI foi em 2019, quando a Microsoft investiu US$ 1 bilhão e depois US$ 2 bilhões. Em janeiro, a Microsoft expandiu sua parceria com a OpenAI com um investimento multibilionário de vários anos.
Nenhuma das empresas divulgou o valor do investimento, mas segundo a Bloomberg, fontes disseram que o investimento total nos próximos anos chegará a 10 bilhões de dólares americanos. Em troca, o serviço Azure da Microsoft se tornará o provedor exclusivo de computação em nuvem da OpenAI, alimentando todas as cargas de trabalho da OpenAI em pesquisa, produtos e serviços de API.
A Microsoft também usou sua parceria com a OpenAI para melhorar seu próprio mecanismo de busca Bing e melhorar seu navegador. Em 7 de fevereiro, a Microsoft lançou um novo mecanismo de pesquisa Bing que é executado no modelo de linguagem de grande escala OpenAI de última geração, adaptado para pesquisa.
Leia também: Curiosidades sobre a IA Chat GPT
O que o novo Bing da Microsoft tem a ver com o ChatGPT?
No início de fevereiro, a Microsoft lançou uma nova versão do Bing — cujo destaque é a integração do ChatGPT. O novo Bing apresenta bate-papo alimentado por uma versão de última geração do modelo de linguagem em grande escala da OpenAI, tornando-o “mais poderoso que o ChatGPT”, de acordo com a Microsoft.
Como o Bing ChatGPT está conectado à Internet, a maior diferença do ChatGPT é que a versão do Bing contém informações sobre eventos atuais. Outra grande vantagem do novo Bing é que ele se conecta às fontes de onde extrai informações, reduzindo o espaço para desinformação.
O que é o Google Bard e como ele se relaciona com o ChatGPT?
Bard é o serviço de bate-papo AI do Google e um concorrente do ChatGPT. Em 6 de fevereiro, o Google revelou seu serviço experimental de bate-papo com IA, que será testado por alguns usuários antes de ser lançado ao público nas próximas semanas.
A Bard usará o modelo de linguagem para aplicativos de conversação (LaMDA) do Google e usará todas as informações da web para fornecer respostas – em contraste com a inteligência artificial GPT, que não tem acesso à internet.
Bard é o serviço de bate-papo de inteligência artificial do Google e um concorrente da inteligência artificial GPT. Em 6 de fevereiro, o Google revelou seu serviço experimental de bate-papo com IA, que será testado com alguns usuários antes de ser lançado ao público nas próximas semanas.
A Bard usará o modelo de linguagem para aplicativos de conversação (LaMDA) do Google e usará todas as informações da web para fornecer respostas – em contraste com o ChatGPT, que não tem acesso à internet.
Leia também: 6 habilidades que os desenvolvedores devem aprender para ficar à frente da IA
O que é o ChatGPT Plus?
O ChatGPT Plus é o primeiro serviço de assinatura da OpenAI para chatbots ChatGPT com tecnologia AI.
Por US $ 20 por mês, os usuários obtêm acesso geral a inteligência artificial GPT mesmo durante os horários de pico, tempos de resposta mais rápidos e acesso prioritário a novos recursos e melhorias.
Como o ChatGPT gratuito, você pode fazer perguntas ao AI e orientá-lo a escrever ensaios, escrever histórias, depurar código e muito mais. A inteligência artificial GPT segue um formato de conversação, o que significa que também pode responder a perguntas de acompanhamento, corrigir erros e negar solicitações inadequadas.
O benefício de uma assinatura paga pode não parecer uma grande melhoria em relação ao serviço regular. Você basicamente obtém as mesmas respostas e inteligência que os usuários gratuitos, exceto pelo acesso antecipado a novos recursos.
No entanto, se você já tentou testar a inteligência artificial GPT por um dia, sabe que apenas acessar o serviço de IA pode ser difícil. Ser capaz de fazer login sem problemas na inteligência artificial GPT a qualquer hora e em qualquer lugar deve tornar toda a experiência um pouco menos frustrante – especialmente para aqueles que desejam integrar o serviço em seu trabalho ou vida.
Quanto custa o ChatGPT Plus?
O ChatGPT Plus está disponível para usuários dos EUA por US$ 20 por mês, e o OpenAI está convidando pessoas de sua lista de espera.
A empresa também planeja começar a expandir o acesso e o suporte fora dos EUA no futuro, mas ainda não definiu uma data de lançamento específica.
O ChatGPT ainda é gratuito?
Sim, o acesso regular a inteligência artificial GPT ainda é totalmente gratuito.
De acordo com a OpenAI, a ideia por trás do novo nível de assinatura é permitir o acesso gratuito para o maior número possível de pessoas, portanto, não esperamos que apareça em nenhum lugar tão cedo.
Leia também: 10 melhores metodologias de gerenciamento de projetos