React Native e Flutter – Qual a melhor escolha?

Início » React Native e Flutter – Qual a melhor escolha?

React Native e Flutter são dois poderos frameworks de aplicativos multiplataforma para desenvolvimento de aplicativos móveis. Qual você deve escolher para seu próximo projeto?

Se você deseja desenvolver um aplicativo móvel (Android ou iPhone), deve decidir qual framework de desenvolvimento de aplicativo multi-plataforma fornece um processo eficiente e requer tempo limitado para construir um ótimo aplicativo.

Você deve escolher o melhor framework entre todas as estruturas de desenvolvimento móvel multi-plataforma para fornecer a melhor UI/UX para seus usuários de aplicativos.

React Native e Flutter se tornaram dois dos muitos caminhos de desenvolvimento populares que podem criar aplicativos móveis nos últimos anos.

Entre os dois, o Facebook lançou o React Native e o Google criou o Flutter.

Neste artigo, compartilharemos com você alguns postos-chaves sobre React Native e Flutter. Dessa forma, ajudando você a escolher o melhor framework para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma.

Embora o Flutter seja mais recente que o React Native, muitos desenvolvedores ainda preferem o React Native porque ele fornece maior estabilidade e suporte à comunidade.

Para comparar com eficácia os dois poderosos framework de aplicativos multiplataforma, React Native e Flutter, usamos os seguintes critérios.

Comparação: React Native e Flutter

Suporte a “hot reload”:

Ambas os frameworks fornecem esse suporte. O recurso hot reload é muito importante para reiniciar automaticamente o aplicativo e manter sua data mais antiga.

No caso do React Native, mudanças de código ou conexão ao dispositivo, o processo de trabalho é muito mais fácil, o que ajuda a aumentar a produtividade.

Arquitetura técnica:

Ao escolher um framework multiplataforma para seu aplicativo, você deve prestar muita atenção à arquitetura técnica das diferentes estruturas.

Se você compreender a arquitetura técnica do framework em detalhes, será mais capaz de tomar uma decisão informada sobre qual framework é melhor para seu aplicativo móvel.

O React Native depende muito da arquitetura do ambiente de tempo de execução JS, chamada de ponte JavaScript. React Native usa a arquitetura Flux usada pelo Facebook.

O framework usa JavaScript Bridge para se comunicar perfeitamente com módulos nativos.

Por outro lado, o Flutter usa o mecanismo Skia C ++. Como todos os componentes nativos estão incluídos na própria estrutura do Flutter, não há necessidade de usar comunicação em ponte, o que o torna melhor.

Instalação:

Você pode instalar o React Native por meio do Node Package Manager (NPM). Se sua máquina tiver um background de JavaScript, a instalação deste framework será fácil.

O NPM não pode instalar pacotes local ou globalmente.

Para o framework do Flutter, você precisa baixar arquivos binários específicos da plataforma do Github.

Entre os dois, a instalação do Flutter requer a adição do arquivo binário ao PATH e o download do código-fonte.

Instalação e configuração do projeto:

Tanto o React Native quanto o Flutter são fáceis de instalar e configurar e vêm com uma ferramenta útil para verificar quaisquer problemas relacionados ao sistema.

No caso do React Native, o desenvolvedor deve instalar o pacote do aplicativo nativo e, em seguida, com sua ajuda, pode o aplicativo ser criado.

Além disso, o React Native também fornece integração com o Expo. Isso é muito útil para os usuários fazerem cotações em seus telefones celulares sem conexão.

Número de suporte IDE:

Uma das principais diferenças entre React Native e Flutter é o número de IDEs que eles suportam.

O React Native é o vencedor claro nesta categoria porque o Flutter suporta muito menos IDEs do que o React Native.

Como o React Native oferece suporte a uma variedade de IDEs, os desenvolvedores podem escolher o melhor para seus projetos.

API específica de hardware:

Ao procurar um framework multiplataforma robusto, você deve escolher o framework que oferece suporte ao maior número de APIs específicas de hardware.

React Native fornece geolocalização e interface de programação Wi-Fi. Além disso, também oferece soluções específicas para Bluetooth, câmera, pagamento NFC, etc.

Comparado com React Native, o Flutter tem um número limitado de APIs, mas os desenvolvedores podem resolver esse problema por meio de plug-ins ou escrevendo código Objective-C / Swift ou Java ou Kotlin nativo para interagir com APIs nativas.

Isso o torna um pouco complicado, então o React Native tem uma vantagem neste ponto.

Linguagem de programação:

A linguagem React Native é o JavaScript, considerada a linguagem de desenvolvimento de software mais popular do mundo.

Além disso, para a maioria dos navegadores, JavaScript é a linguagem embutida padrão.

Por outro lado, o Flutter usa a linguagem Dart criada pelo Google e está lentamente ganhando popularidade como uma linguagem robusta, segura de digitação e expressiva.

Se você escolher o JavaScript para construir seu aplicativo móvel com React Native, então a alta popularidade do JavaScript é um benefício adicional para você.

Componentes da interface do usuário:

O React Native usa elementos nativos; portanto, os componentes do aplicativo serão atualizados durante qualquer atualização da UI do sistema operacional.

Maturidade do framework:

React Native estreou em 2015 e Flutter foi lançado em 2017.

A diferença de dois anos entre esses dois frameworks deu ao React Native um benefício adicional, que é desenvolver um framework mais maduro e estável.

Aparência nativa:

Tanto o React Native quanto o Flutter anunciam sua aparência nativa como um de seus USPs.

Esta aparência original permite que pessoas em todo o mundo vejam e explorem. Isso é fácil de fazer no React Native, mas não pode ser garantido no framework Flutter.

Gestão do ciclo de vida:

Em comparação com o Flutter, o framework React Native simplifica o processamento e a otimização do ciclo de vida do aplicativo.

O Flutter oferece a opção de usar a herança do widget, que pode ser gerenciada em condições sem estado e sem estado, sem nenhuma ferramenta para salvar explicitamente o estado do aplicativo.

Comunidade:

Desde que React Native foi lançado anteriormente, ele recebeu forte apoio da comunidade.

Esta é uma grande vantagem para o framework React Native para desenvolvimento de aplicativos.

Se houver algum problema durante o processo de desenvolvimento, você obterá mais suporte online do que Flutter.

Conclusão

Então, a ideia desse artigo era levantar pontos importantes para tirar a duvida de quem precisa escolher um framework de desenvolvimento de aplicativos multiplataforma.

Escolhemos dois grandes frameworks, e espero que o artigo tenha cumprindo sua missão.

Agora que você escolheu qual framework usar, vou deixar o link para dois cursos dos respectivos frameworks abordados no artigo, você escolhe qual curso estudar conforme sua escolha após a leitura desse artigo:

Curso de React Native

Curso de Flutter

brayan

Brayan Monteiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Maurício de Nassau e desenvolvedor PHP. Além de programador, produzo conteúdo e gerencio blogs. Sou especialista em desenvolvimento de software, SEO de sites e em negócios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 3 =