Conteúdo
Vamos começar desde o início de fato e entender o MVP desde a raiz.
As startups falham por vários motivos, incluindo parceria ruim, dinheiro acabando, marketing ineficaz, falta de pesquisa e mercado errado. O principal motivo do fracasso é não estar no mercado com as características certas e expandir o negócio com o tempo.
Daí vem o MVP ou Produto Mínimo Viável. Tem um impacto significativo no mercado que talvez não se saiba. O principal requisito para lançar um produto é habilidade e tecnologia que ajudem empreendedores ou desenvolvedores a transformar suas ideias em realidade.
Hoje em dia, as empresas lançam seus produtos com recursos mínimos e essenciais. A partir do protótipo, as empresas constroem mais funcionalidades no conceito.
Em palavras simples, você pode dizer criar um produto funcional, mais rápido e menor e escalar com o tempo enquanto trabalha com o MVP. O objetivo é incluir os recursos fáceis e rápidos para testar até que funcione.
Os empreendedores podem salvar os fundadores do excesso de construção e reduzir os riscos enquanto desenvolvem produtos em pequenos passos. Especialmente com as empresas de alto crescimento e aumento da concorrência, o MVP surgiu como um divisor de águas.
O que é MVP em aplicativos móveis?
MVP é uma versão de teste ou beta do serviço, produto ou aplicativo que inclui os recursos ou propriedades que são obrigatórios. Ele otimiza os processos de negócios, reduz o desperdício e torna a inicialização mais inteligente.
Além disso, reduz o tempo e o custo ao lançar um produto enquanto otimiza e aprende no processo de desenvolvimento. Ele equilibra os requisitos e ofertas do cliente, otimizando ideias e minimizando erros durante o desenvolvimento.
Por exemplo, a Amazon foi lançada no mercado com apenas algumas habilidades de pedido e venda de produtos. No entanto, com o tempo, adicionou vários recursos, como streaming de vídeo, streaming de música, venda ou compra de produtos expandidos, etc.
Da mesma forma, o Instagram permite apenas algumas telas e filtros no início, mas agora chegou a um nível totalmente novo. O aplicativo básico pode resolver alguns problemas do cliente e depois se transformar em aplicativos totalmente funcionais ao longo do tempo.
Leia também: Livros JavaScript: As 6 Melhores Opções Para Iniciantes
O que torna o MVP ideal?
O desenvolvimento de aplicativos MVP pode ser considerado uma rodada de teste, permitindo que os usuários se familiarizem com os ajustes necessários e tomem medidas. Elimina o risco de ajustes no futuro com muitos recursos.
Os usuários também podem reduzir o custo do desenvolvimento da versão final, pois traz algum lucro durante a fase inicial. Ele permite que os desenvolvedores reinvestam em recursos adicionais dos aplicativos móveis.
A versão MVP do aplicativo atrai investidores e oferece a chance de atrair a atenção de investidores anjos ou VC’s. É mais fácil coletar fundos quando a versão básica do aplicativo está no mercado e você está trabalhando nos avanços.
Ele permite testes antecipados para verificar a eficiência do projeto e resolver problemas significativos. Os primeiros a adotar também podem obter vantagens competitivas ao integrar sugestões e feedback nos produtos completos.
Leia também: Marketing de afiliados: como as pessoas ganham dinheiro?
Como criar aplicativos MVP
Agora você tem uma ideia sobre o desenvolvimento de aplicativos móveis MVP. Mas como você pode iniciá-lo? Como você cria a versão que funciona para sua empresa?
Aqui está um guia rápido para ajudá-lo a desenvolver aplicativos móveis MVP no mercado competitivo de cortar a garganta.
Entenda a exigência do mercado
Antes de começar com o desenvolvimento do aplicativo MVP, é vital entender o real problema que os clientes estão enfrentando. O objetivo é construir o aplicativo com os principais recursos de acordo com a ideologia certa.
É melhor identificar a exigência do mercado e a lacuna atual, dando uma visão do que pode ser necessário. Junto com isso, os desenvolvedores de MVP precisam analisar as competições para estabelecer um padrão para o produto. Ele determina o que funcionará no mercado e no que se deve focar.
Pode-se dividir isso em duas seções: critérios de sucesso e metas de longo prazo. Metas de longo prazo ajudarão na taxa de melhoria no futuro e reduzirão o tempo de checkout. Os critérios de sucesso fornecerão uma visão do valor de mercado do produto no futuro.
Leia também: Marketing Digital e Hotmart: O que são?
Jornada do Usuário
A jornada do usuário ou muitos podem conhecer o nome – User Persona é o próximo passo para desenvolver aplicativos MVP. O objetivo é cavar na mente do usuário e mapear sua jornada da primeira iteração do aplicativo.
Os desenvolvedores precisam entender a perspectiva do aplicativo do usuário, como ele irá usá-lo, o início, um objetivo final, etc. Isso ajudará a desenvolver um aplicativo que fará sentido para o público e até mesmo comercializá-lo corretamente.
Os desenvolvedores podem abordar usuários de ação, definir fluxo de usuários, recursos, conclusão de pedidos e alcançar a maior satisfação. Para conseguir isso, é preciso identificar o usuário de diferentes categorias, como agendamento de consultas, agendador, fornecedor, assistência médica e técnico de serviço, para citar alguns.
Em seguida, identifique as ações (trabalhos) que são necessárias para atingir as metas e chegar ao final da história. Ele permite que os desenvolvedores se concentrem nos usuários (ou múltiplos) para definir as prioridades e abordar os recursos certos. Pode ser construir perfis, navegar em produtos, fazer pedidos, marcar consultas para consultas, etc. Depois vem o final da história, como obter o produto, consultar um médico e interagir com outras pessoas.
Leia também: Sistema de informação: Gestão e Automação
Pesquisa e Planejamento
Matriz MVP | Urgente | Não urgente |
Importante | Inclua MVP | Plano – Desenvolvedor para lançador beta |
Não importante | Delegado – Integração de terceiros | Eliminar – Excluir do roteiro do produto |
Uma vez que o fluxo é entendido, você pode começar com pesquisa e planejamento. O objetivo é criar um plano em torno do ponto de dor do usuário para ajudá-lo a alcançar os resultados. O desenvolvedor pode determinar o potencial do produto e agregar valor de acordo.
Também facilita o foco no desenvolvimento de aplicativos MVP e adiciona os recursos para impactar o mercado. As áreas de foco estão incluídas no roteiro do produto e organizam o gráfico para lançamentos futuros.
Funcionalidades do aplicativo móvel
A próxima etapa é adicionar os recursos nos aplicativos móveis MVP que podem ser incluídos. O roteiro do produto pode ajudar a configurar os recursos usando algumas ferramentas para criar um aplicativo MVP. O desenvolvedor precisa entender a diferença entre o que os usuários precisam e o que eles querem.
Para o desenvolvimento de aplicativos móveis MVP, os desenvolvedores devem priorizar e identificar os recursos que precisam incluir. Pode-se adicionar recursos solicitados pelo usuário posteriormente nos estágios sem prejudicar a experiência do usuário.
A fase inicial do produto pode ter recursos básicos que podem cobrir o objetivo geral dos usuários. A melhor maneira de iniciá-lo é finalizar as declarações de oportunidade que ajudam a criar recursos essenciais e ao mesmo tempo reduzir o tempo de processamento.
Os desenvolvedores de MVP podem detalhar o roteiro do produto para entender as declarações de oportunidade. Junto com isso, a matriz de priorização pode ajudar na priorização das funcionalidades e na tomada de decisão final. Isso ajudará a definir o recurso em uma sequência apresentando alta e baixa urgência.
Projetar, desenvolver e lançar o MVP
Após o planejamento e decisão sobre os recursos, vem a fase de design, desenvolvimento e lançamento. Esta fase inclui os recursos principais definidos para criar a primeira versão do MVP. Esta fase visa encontrar o equilíbrio entre economia, simplicidade e atendimento das expectativas.
O produto mínimo ajudará a focar nos aspectos significativos em vez de trabalhar em tudo de uma vez. Se houver recursos inviáveis, é fácil reconstruir ou editar o aplicativo de acordo e adicioná-los em iterações futuras.
Os desenvolvedores de MVP podem controlar o aplicativo durante a fase de desenvolvimento e teste, facilitando as iterações contínuas. É mais fácil para os desenvolvedores coletar feedback e melhorar as funcionalidades posteriormente.
Agregação de valor MVP
O objetivo do desenvolvimento de aplicativos MVP é idealizar a agregação de valor. Para este MVP, o desenvolvedor precisa responder a algumas perguntas: por que alguém faria o download, quais são os benefícios, o que oferece, etc.
O objetivo é definir a proposta de valor do aplicativo móvel para limpar as estimativas do produto. O MVP implica que os desenvolvedores se concentrem em apresentar o valor essencial do aplicativo aos usuários. Portanto, é necessário delinear os usuários e construir o produto em torno do mesmo.
Conclusão
Vários aplicativos móveis adotaram o MVP, além do Instagram e da Amazon. Alguns aplicativos móveis proeminentes são Facebook, Twitter, Buffer, Dropbox e Airbnb, tornando-se os aplicativos de maior geração de receita.
Muitas organizações estão usando o MVP com aplicativos móveis sob demanda que precisam de tempo. Permite que as startups cresçam e dêem o primeiro passo para se tornarem uma marca.
Conteúdo extra:
- As principais empresas do Metaverso e o caminho a seguir
- Ubuntu vs Arch Linux: Qual distro Linux usar?
- 4 dicas de produtividade para trabalhar no Slack
- 1 Hora de Música Eletrônica para Programar
- Ganhe 50 reais na sua conta PayPal com um clique
- Códigos GTA 5: Cheats para PC, PS4 e XBox
- Códigos de bancos: banco do brasil, itaú, nubank, santander e mais